Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33237
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuisHenriquedaCruzSousa.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A propriedade como direito natural na filosofia política de John Locke : subjetividade como fundamento de uma teoria da apropriação
Autor(es): Sousa, Luis Henrique da Cruz
Orientador(es): Almeida, Maria Cecília Pedreira de
Assunto: Locke, John, 1632-1704 - crítica e interpretação
Propriedade
Filosofia política
Data de publicação: 20-Dez-2018
Referência: SOUSA, Luis Henrique da Cruz. A propriedade como direito natural na filosofia política de John Locke: subjetividade como fundamento de uma teoria da apropriação. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O debate sobre a propriedade é uma das grandes problemáticas na história da filosofia política, sobretudo quando consideramos figuras importantes que ajudaram a desenvolver tais questões, como John Locke, uma das figuras centrais da filosofia política moderna. O objetivo do presente trabalho de pesquisa é expor a relação entre teoria do conhecimento e a filosofia política de John Locke, bem como a propriedade se apresentar como um direito baseado nas leis da natureza com um caráter eminentemente político. A análise das ideias de Locke a partir do tema principal da propriedade nos ajuda a compreender a relação entre as reflexões de caráter epistemológico e sua teoria política. O objetivo é compreender, em grande medida, como as concepções epistemológicas e políticas de John Locke convergem para o desenvolvimento de um pensamento político e moral centrado na propriedade. Sendo assim, faremos uma análise estrutural dos principais textos do autor, além da exposição exegética de suas principais ideias e os principais comentadores que desenvolvem a discussão, a saber, a origem da propriedade e sua finalidade política.
Abstract: The debate over property is one of the major problems in the history of political philosophy, especially when we consider important figures who have helped to develop the debate, such as John Locke, one of the central figures in modern political philosophy. The purpose of this research is to expound the relationship between epistemology and politics in John Locke's philosophy, as well as his discussion of property being a right based on the laws of nature and having an eminently political objective. The analysis of Locke's ideas from the main theme of property helps us to understand the relation between the reflections of epistemological problems and his political theory. The goal is to understand how John Locke's epistemological and political conceptions converge to the development of a political and moral philosophy centered on property. Thus, we will make a structural analysis of the main texts of the author, in addition to the exegetical exposition of his main ideas and the main commentators who developed the discussion, namely, the origin of the property and its political purpose.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:FIL - Mestrado em Filosofia (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.