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Título: O cobrador com relato de ocorrência : a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonseca
Outros títulos: The taker with report of occurrence : the Ferociouscinematographic writing of Rubem Fonseca
Autor(es): Vitoriano, Helciclever Barros da Silva
Gomes, André Luís
Assunto: Conto
Crônica
Cinema
Mídia
Fonseca, Rubem, 1925-
Data de publicação: 2016
Editora: Departamento de Letras Modernas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
Referência: VITORIANO, Helciclever Barros da Silva; GOMES, André Luís. O cobrador com relato de ocorrência: a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonseca. Revista Criação e Crítica, São Paulo, v. 16, p. 34-49, 2016. 1606/issn.1984-1124.v0i16p34-49. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/111847/114152. Acesso em: 14 dez. 2018.
Resumo: O artigo apresenta uma breve análise dos contos Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência e O Cobrador, ambos de Rubem Fonseca, tendo como foco principal a discussão do entrelaçamento do discurso literário a partir de elementos caros à linguagem cinematográfica de tonalidade documental e do discurso midiático televisivo hegemônico até o momento da escritura dos referidos contos. O recorte teórico utilizado advém majoritariamente das ideias de Robert Stam (2008), Pellegrini et al. (2003). A constatação dessa reflexão sinaliza que os textos de Fonseca são profundamente marcados pelo diálogo com aspectos e elementos da produção midiática e cinematográfica que gerou um texto híbrido, cambiante entre o literário e o cinematográfico, o que aumenta a força discursiva da sua narrativa, que na qualidade de representante da contemporaneidade é, sobretudo, visual, se cogitarmos nos termos de Pellegrini (2003). Conclui-se que a escrita dos contos é embebida de um viés fortemente cinematográfico.
Abstract: This paper presents a brief analysis of the short stories Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência and O Cobrador, by the brazilian author Ru-bem Fonseca. The main focus is on the discussion of literary discourse intertwining from re-levant elements of movie language and the hegemonic television midiatic discourse by the time of the aforementioned tales. The theoretical approach stems from the ideas of Robert Stam (2008) and Pellegrini et al. (2003). This reflection indicates that Fonseca texts are deeply marked by dialogue with respect to some aspects and elements of the media and film pro-duction that have generated a hybrid text, alternating between the literary and the cinemato-graphic language what increases the discursive power of his narrative, which in contemporary representation is primarily visual, if we base our thought on Pellegrini (2003) work. It can be concluded that these short stories are embedded with a strong cinematographic bias.
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DOI: 1606/issn.1984-1124.v0i16p34-49
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