Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33182
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ExpansaoUniversidadesFederais.pdf782,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A expansão das universidades federais brasileiras e sua potencial contribuição ao desenvolvimento do país
Autor(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
Universidades e faculdades - Brasil
Universidades multicampi
Referência: BIZERRIL, Marcelo Ximenes A. A expansão das universidades federais brasileiras e sua potencial contribuição ao desenvolvimento do país. In: CONFERÊNCIA FORGES, 8., 2018, Lisboa.
Resumo: O presente estudo analisa a recente expansão da rede de universidades federais (UF) brasileiras. Dados sobre o número de campi, municípios sede e histórico de cada campus foram obtidos a partir dos sítios na internet de cada uma das 63 UF nas cinco regiões geopolíticas do Brasil. A análise dos dados indica que o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) foi determinante em viabilizar o processo de interiorização da rede de UF a partir das seguintes ações: (i) a criação de novas universidades; (ii) a transformação de campi pré-existentes em novas universidades; (iii) o estímulo à criação de novos campi das universidades pré-existentes; (iv) a viabilização de diversos campi oriundos de processos de expansão anteriores e autônomos das universidades, que não puderam desenvolver-se adequadamente em função da carência de recursos e pessoal. O principal efeito foi a transformação das UF em Universidades multicampi, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior público bem como para o desenvolvimento regional em diversos sentidos. A disseminação da cultura universitária, que agrega valores como a democracia, liberdade, pensamento científico e crítico, traz importantes contribuições regionalmente no âmbito político, social e cultural. Contudo, a possibilidade de criação de novas universidades e campi promove as condições para que a própria universidade avance em seus modelos institucionais e de avaliação da qualidade, favorecendo, sobretudo, a interdisciplinaridade e o diálogo do meio acadêmico com a realidade das comunidades.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo Professor Marcelo Ximenes A. Bizerril, em 11 de dezembro de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
Aparece nas coleções:FUP - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.