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Título: Olho mágico : acompetência leitora em espanhol como língua estrangeira pelo olhar da complexidade
Autor(es): Lourenço, Rosyanne Louise Autran
Orientador(es): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto: Competência comunicativa
Competências - educação
Teoria da complexidade
Língua espanhola - estudo e ensino
Data de publicação: 27-Nov-2018
Referência: LOURENÇO, Rosyanne Louise Autran. Olho mágico: acompetência leitora em espanhol como língua estrangeira pelo olhar da complexidade. 2018. 230 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa relatada nesta dissertação possui o objetivo de analisar, à luz da teoria da complexidade, a conformação e o padrão de comportamento da competência leitora fractalizada ao longo do processamento da leitura de texto impresso em língua espanhola. Participam dessa pesquisa duas professoras em formação inicial em Letras Espanhol, de instituição pública de ensino superior da região centro-oeste do país. A justificativa da pesquisa reside na falta de convergência entre conceituações concernentes ao construto da competência leitora, encontrada na revisão bibliográfica realizada para este estudo. Aportes teóricos basilares da área da Linguística Aplicada que fundamentam esta dissertação referem-se à teoria da complexidade (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LEFFA, 2009; PAIVA, 2005), aos modelos de leitura referenciados pela literatura, incluídas as propostas à luz da teoria da complexidade (COSCARELLI, 2003; COSCARELLI; NOVAIS, 2010; FRANCO, 2011; KLEIMAN, 2004, 2011; LEFFA, 1999; MEURER, 2008; PARKES, 1997; ZAINAL, 2003) e à conceituação e caracterização do construto da competência comunicativa (ALMEIDA FILHO, [1993] 2013, 2015; BACHMAN, 1990; CANALE, 1983; CANALE; SWAIN, 1980; CANTERO, 2008; CELCE-MURCIA, 2007; CELCE-MURCIA; DÖRNYEI; THURRELL, 1995; CHOMSKY, 1965; DELL HYMES, 1972; SOUTO FRANCO; ALMEIDA FILHO, 2009). Metodologicamente, a pesquisa apresentada nesta dissertação caracteriza-se por ser qualitativa, de base interpretativista, naturalista e de cunho etnográfico (CHIZOTTI, 2006; LAVILLE; DIONNE, 1999; MOITA LOPES, 1994; PATTON, 2002). A coleta de registros (BAZARIM, 2008) realizou-se por meio da utilização de quatro instrumentos: observação participante (DEWALT; DEWALT, 1998, 2011; ERICKSON, 1991; KAWULICH, 2005); notas de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1998; DENZIN; LINCOLN, 2006; McKERNAN, 1999); entrevistas semiestruturadas (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006) e protocolos verbais (AFFLERBACH; JOHNSTON, 1984; COHEN, 1987, 2013; ERICSSON; SIMON, 1980, 1987; KASPER, 1998). Para a análise dos dados utilizou-se o método da cristalização (ELLINGSON, 2008; RICHARDSON; ST. PIERRE, 2005). Os resultados apontam evidências da fractalidade da competência leitora em relação à competência comunicativa; peculiaridades nas interações entre os seus subsistemas constitutivos, sugerindo distintos padrões de comportamento, e, nesse âmbito, a relevância das ações dos subsistemas motivacional e metacognitivo, resultando a imprevisibilidade no comportamento da competência leitora. Com base nesses resultados, esta dissertação propõe uma nova perspectiva de estudo da competência leitora que venha a auxiliar os docentes de línguas na resolução das suas próprias dificuldades leitoras e no suporte aos problemas de leitura dos seus alunos.
Abstract: The present research aims to analyze, in the light of complexity theory, the conformation and behavioral pattern of fractalized reading competence throughout the processing of printed text reading in Spanish foreign language. This study includes two beginner teachers coursing pre-service teacher education in Spanish Major at a public institution in the central-western region of Brazil. This research is warranted based on the lack of convergence among conceptualizations concerning the construct of reading competence found in the review of the literature accomplished for the present study. The basic theoretical contributions related to the area of Applied Linguistics which ground this study are concerned to the complexity theory (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LEFFA, 2009; PAIVA, 2005), the reading models referred in the literature, including proposals from the perspective of the complexity theory (COSCARELLI, 2003; COSCARELLI; NOVAIS, 2010; FRANCO, 2011; KLEIMAN, 2004, 2011; LEFFA, 1999; MEURER, 2008; PARKES, 1997; ZAINAL, 2003) and the conceptualization and characterization of communicative competence construct (ALMEIDA FILHO, [1993] 2013, 2015; BACHMAN, 1990; CANALE, 1983; CANALE; SWAIN, 1980; CANTERO, 2008; CELCE-MURCIA, 2007; CELCE-MURCIA; DÖRNYEI; THURRELL, 1995; CHOMSKY, 1965; DELL HYMES, 1972; SOUTO FRANCO; ALMEIDA FILHO, 2009). Regarding the methodological framework, this is a qualitative, interpretative, naturalistic and ethnographic-based research (CHIZOTTI, 2006; LAVILLE; DIONNE, 1999; MOITA LOPES, 1994; PATTON, 2002). Four methods were used to collect data: participant observation (DEWALT; DEWALT, 1998, 2011; ERICKSON, 1991; KAWULICH, 2005); field notes (BOGDAN; BIKLEN, 1998; DENZIN; LINCOLN, 2006; McKERNAN, 1999); semi-structured interviews (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006) and verbal protocols (AFFLERBACH; JOHNSTON, 1984; COHEN, 1987, 2013; ERICSSON; SIMON, 1980, 1987; KASPER, 1998). Data analysis was carried out using the method of crystallization (ELLINGSON, 2008; RICHARDSON; ST. PIERRE, 2005). The obtained results point to evidences of fractality of reading competence in relation to communicative competence; to peculiarities in interactions among the subsystems suggesting different patterns of reading competence behavior and to the relevance of motivational and metacognitive subsystems actions in interactions among other subsystems which enhances the presence of unpredictable reading competence behavior. In conclusion, this research proposes a new perspective on the study of reading competence that may aid language teachers in solving their own reading difficulties and also supporting their students' reading problems.
Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar, a la luz de la teoría de la complejidad, la conformación y el patrón de comportamiento de la competencia lectora fractalizada durante el procesamiento lector de texto impreso en lengua española. En ella, participan dos profesoras en formación inicial en Letras Español de una institución pública de enseñanza superior ubicada en el centro oeste de Brasil. La justificación de la investigación reside en la falta de convergencia entre las concepciones concernientes al constructo de la competencia lectora encontrada en la revisión bibliográfica realizada en este estudio. Los aportes teóricos pilares del área de la Lingüística Aplicada que fundamentan este trabajo provienen de la teoría de la complejidad (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSENFREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LEFFA, 2009; PAIVA, 2005), de los modelos de lectura referenciados por la literatura, incluidas las propuestas complejas (COSCARELLI, 2003; COSCARELLI; NOVAIS, 2010; FRANCO, 2011; KLEIMAN, 2004, 2011; LEFFA, 1999; MEURER, 2008; PARKES, 1997; ZAINAL, 2003) y de la conceptualización y caracterización del constructo de la competencia comunicativa (ALMEIDA FILHO, [1993] 2013, 2015; BACHMAN, 1990; CANALE, 1983; CANALE; SWAIN, 1980; CANTERO, 2008; CELCE-MURCIA, 2007; CELCE-MURCIA; DÖRNYEI; THURRELL, 1995; CHOMSKY, 1965; DELL HYMES, 1972; SOUTO FRANCO; ALMEIDA FILHO, 2009). Metodológicamente, esta investigación se caracteriza como cualitativa, interpretativa, naturalista y de cuño etnográfico (CHIZOTTI, 2006; LAVILLE; DIONNE, 1999; MOITA LOPES, 1994; PATTON, 2002). La recolección de registros (BAZARIM, 2008) se realizó con el uso de cuatro métodos: observación participante (DEWALT; DEWALT, 1998, 2011; ERICKSON, 1991; KAWULICH, 2005); notas de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1998; DENZIN; LINCOLN, 2006; McKERNAN, 1999); entrevistas semiestructuradas (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006) y protocolos verbales (AFFLERBACH; JOHNSTON, 1984; COHEN, 1987, 2013; ERICSSON; SIMON, 1980, 1987; KASPER, 1998). Para el análisis de los datos se utilizó el método de la cristalización (ELLINGSON, 2008; RICHARDSON; ST. PIERRE, 2005). Los resultados alcanzados señalan la evidencia de la fractalidad de la competencia lectora en relación con la competencia comunicativa; la peculiaridad de las interacciones entre sus subsistemas constitutivos implicando distintos patrones en su comportamiento y la relevancia de las acciones de los subsistemas motivacional y metacognitivo en las interacciones establecidas, lo que resultó la imprevisibilidad en el comportamiento de esa competencia. Por último, este trabajo propone una nueva perspectiva de estudio de la competencia lectora que apoye a los docentes de lenguas en la resolución de sus propias dificultades lectoras y en el soporte a los problemas de lectura de sus alumnos.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

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