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Título: Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho
Autor(es): Sampaio, Nara Saddi de Paiva
Orientador(es): Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem informal
Desenvolvimento profissional
Data de publicação: 27-Nov-2018
Referência: SAMPAIO, Nara Saddi de Paiva. Desenvolvimento profissional, estratégias de aprendizagem e desenho do trabalho. 2018. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Ambientes de trabalho complexos, como os da contemporaneidade, exigem contínua capacitação das pessoas, que pode ser promovida por elas mesmas, se aqueles ambientes são favoráveis. As relações entre desenho do trabalho e desenvolvimento profissional, mediadas por estratégias de aprendizagem informal utilizadas por indivíduos, são o foco principal desse trabalho. A coleta de dados ocorreu em três momentos, no decorrer de seis meses, e envolveu 91 participantes em três empresas da iniciativa privada: um hospital, uma empresa de tecnologia e uma concessionária de veículos. Primeiro foi medida a percepção atual de desenvolvimento profissional. No segundo momento foram avaliadas as dimensões de desenho do trabalho: características da tarefa, do conhecimento e sociais. No terceiro momento, foram mensuradas as estratégias de aprendizagem no trabalho, a percepção evolutiva de desenvolvimento e, outra vez, a percepção atual de desenvolvimento. Os dados coletados foram submetidos a análises de estatística descritiva e correlações de Pearson. Os resultados sugerem que desenhos do trabalho que promovem a autonomia nos métodos utilizados e oferecem feedback relacionam-se positivamente com as estratégias de reflexão ativa e aplicação prática. Além disso, o uso dessas estratégias apresentou correlação negativa com a percepção evolutiva de desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Desenho do trabalho, estratégias de aprendizagem, aprendizagem informal, percepção de desenvolvimento profissional.
Abstract: Complex work environments, such as those of contemporaneity, require continuous empowerment of people, which can be promoted by themselves, if those environments are favorable. The relationships between work design and professional development, mediated by informal learning strategies used by individuals, are the main focus of this work. Data collection took place in three moments over the course of six months and involved 91 participants in three privately owned companies: a hospital, a technology company and a vehicle dealership. The current perception of professional development was first measured. In the second moment the dimensions of work design were evaluated: task, knowledge and social characteristics. In the third moment, the learning strategies at work, the evolutionary perception of development and, again, the current perception of development were measured. The collected data were analyzed by descriptive statistics and Pearson correlations. The results suggest that work design that promote autonomy in the methods used and offer feedback are positively related to the strategies of active reflection and practical application. In addition, the use of these strategies had a negative correlation with the evolutionary perception of professional development.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.
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Aparece nas coleções:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

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