Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33091
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CosmeRite.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso do território a partir do modo de ser A’uwê Marãiwatsédé - Ti’a na dahoimanadzé Wahi’rata nori tsi Marãiwaitsété hoimandzébdzo hã
Autor(es): Rite, Cosme
Orientador(es): Guimarães, Sílvia Maria Ferreira
Coorientador(es): Sauer, Sérgio
Assunto: Povos indígenas
Índios - história
Índios - territorialidade
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: RITE, Cosme. IUso do território a partir do modo de ser A’uwê Marãiwatsédé - Ti’a na dahoimanadzé Wahi’rata nori tsi Marãiwaitsété hoimandzébdzo hã. 2017. 83 f., il. (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é sobre a história do meu povo, dos A’uwê uptabi Marãiwatsédé, irei contar essa história, irei contar como aconteceu o processo violento de retirada dos meus antepassados de seu local, da sua terra, nosso deslocamento para outra terra de outros grupos e a luta pela retomada do nosso território tradicional. A luta por este território está em reconstruir as nossas vidas, sem terra nós não construímos nossas vidas. As marcas nos nossos corpos que nos fazem Marãiwatsété tsipodo nunca se apagaram e queremos reavivê-las em nossa terra, por isso, desde o primeiro dia que nos retiraram de lá, lutamos para retornar. Expulsaram-nos de nosso território em 1966 e conseguimos ter nosso território de volta, reconhecido pelo Estado brasileiro, em 2012-2013. Este trabalho conta esta história, a violência aos que os povos indígenas são submetidos e a nossa resistência.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CDS - Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão de Ciência e Tecnologia (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.