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Título: Ensino de ecologia em uma perspectiva crítica : o desaparecimento de abelhas como estudo de caso socioambiental no Ensino Médio
Autor(es): Silva, Carolina Pontes
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Assunto: Ecologia - estudo e ensino
Ensino de ciências
Pensamento crítico
Ensino médio - educação ambiental
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: SILVA, Carolina Pontes. Ensino de ecologia em uma perspectiva crítica: o desaparecimento de abelhas como estudo de caso socioambiental no Ensino Médio. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o objetivo de investigar o potencial de um estudo de caso no ensino de Ecologia, para o desenvolvimento de pensamento crítico sobre questões socioambientais por estudantes de Ensino Médio, esta pesquisa foi desenvolvida em duas partes. Inicialmente, foi feita uma sondagem das percepções de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre temas socioambientais. A partir de produções textuais dos estudantes, observarmos as ligações que faziam entre seus conhecimentos de Ecologia e o tema “o uso de agrotóxicos no Brasil” e buscamos identificar questionamentos sobre modo de produção agrícola atual e sua relação com a crise ambiental. Esse estudo inicial orientou a segunda parte do trabalho, uma intervenção educativa que foi realizada com estudantes de 1º ano do Ensino Médio durante as aulas de Ecologia. A intervenção consistiu em encontros semanais durante as aulas de Biologia na mesma escola em que havia sido realizada a sondagem, contando com: aulas expositivas sobre relações ecológicas, atividades de grupo para elaboração de árvore de problemas, leitura de textos informativos, resolução de estudo de caso sobre o desaparecimento de abelhas e preenchimento de um cartaz com informações sobre o mesmo tema. De um modo geral, não foi possível identificar uma prática social transformadora na direção de enfrentar o problema em uma perspectiva crítica. Entretanto, os grupos de estudantes demostraram incorporação de termos do conteúdo de Ecologia ao seu vocabulário e ampliação da sua visão sobre o problema em questão para uma perspectiva socioambiental. Consta desta dissertação, uma proposição de ação profissional docente com base no desenvolvimento e nos resultados da intervenção educativa, como sugestão para profissionais da educação que estejam buscando um ensino de Ecologia contextualizado, pautado pela formação de pensamento crítico e de sujeitos ecológicos.
Abstract: With the objective of investigating the potential of a case study in Ecology teaching, for the development of critical thinking on socialDenvironmental issues by high school students, this research was developed in two parts. Initially, a survey of the perceptions of high school 2nd year students in a public school about socialD environmental themes was carried out. From textual productions of the students, we observed the connections they made between their knowledge of Ecology and the theme "the use of pesticides in Brazil" and sought to identify questionings about the current way of agricultural production and its connection with the environmental crisis. This initial study guided the second part of the research, an educational intervention that was carried out with 1st year high school students during Ecology classes. The intervention consisted of weekly meetings during Biology classes at the same school where the survey was conducted, including: expository classes on ecological relations, group activities to elaborate problems tree, reading of informative texts, resolution of a case study on the disappearance of bees and filling a poster with information on the same theme. In general, it was not possible to identify a transforming social practice in the direction of tackling the problem in a critical perspective. However, student groups have demonstrated the incorporation of terms of the Ecology content into their vocabulary and the broadening of their view of the problem in question for a socioDenvironmental perspective. This thesis contains a proposition of professional teacher action based on the development and results of the educational intervention, as a suggestion for educational professionals who are seeking a contextualized Ecology teaching, guided by the formation of critical thinking and ecological subjects.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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