Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33071
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_PrototipagemBaseDados.pdf479,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Prototipagem de base de dados : o caso da biblioteca do ICSH – Faculdade CESB
Autor(es): Castro, Valeska Bahia de
Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Base de dados - protótipo
Data de publicação: Out-2018
Editora: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília
Referência: CASTRO, Valeska Bahia de; SILVA, Márcio Bezerra da. Prototipagem de base de dados: o caso da biblioteca do ICSH – Faculdade CESB. In: SEMINARIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/viewFile/384/12. Acesso em: 26 nov. 2018.
Resumo: Investigação que almeja apresentar uma proposta de bases de dados à biblioteca do Instituto de Ciências Sociais e Humanas, da Faculdade do Centro de Ensino Superior do Brasil, com o propósito de auxiliar os usuários na pesquisa bibliográfica no acervo da Instituição. Fundamenta-se na literatura sobre base de dados, pontuando os seus tipos e modelos de estruturação. Enquanto um estudo de caso, a metodologia está formalizada pelas pesquisas bibliográfica e aplicada e com abordagem qualitativa de coleta de dados. Apresenta, como resultados da pesquisa, um protótipo desenvolvido pelo uso do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Microsoft Access e que oferta cadastro de livros e buscas a partir dos campos título, autor, código da obra (no sistema) e por área do conhecimento (pedagogia, filosofia, letras e literatura), além de um relatório que apresenta todas as obras registradas na base de dados. Conclui-se que a base de dados se caracteriza como de referência e que, a partir de uma interface amigável, permite organizar os materiais do acervo, seguindo elementos de padronização, listar as obras presentes na unidade de informação e ampliar os critérios de busca, atraindo os usuários cada vez mais ao uso do protótipo e positivando as suas impressões sobre a recuperação da informação no acervo da biblioteca.
Licença: VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 26 nov. 2018.
Aparece nas coleções:FCI - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.