Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33069
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_EstudoAnaliseRedes.pdf169,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo de análise de redes com periódicos científicos impressos na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE - UnB)
Autor(es): Bello, Larissa Nogueira
Assunto: Periódicos científicos
Data de publicação: Nov-2018
Editora: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília
Referência: BELLO, Larissa Nogueira. Estudo de análise de redes com periódicos científicos impressos na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE - UnB). In: SEMINARIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: <http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/view/410/11>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Resumo: Os suportes de informação e meios de comunicação digitais são constantemente abordados para levantamento e análise dos fluxos da informação. A intenção deste trabalho é tratar sobre o hibridismo dos suportes para um novo levantamento de dados a fim de realizar análises de obsolescências, ineditismos, prospecção e cobertura da informação no âmbito acadêmico-científico, para a possível avaliação de uma construção de centros de custódia. Os periódicos científicos impressos serão a matéria prima para esse estudo, passarão por um tratamento de digitalização das partes pré e pós-textuais, conforme a legislação de direitos autorais, e serão produzidos diferentes exames para avaliar estudos de fluxos da comunicação científica, dada a representatividade dos periódicos. Em seguida, serão combinados para um cruzamento com dados suscitados de bases de dados, repositório institucional, sistema integrado de bibliotecas e sistema de comutação bibliográfica nacional (COMUT) para avaliar tendências mais robustas. Os estudos serão ampliados através dos cruzamentos supracitados, com softwares especializados em extração/visualização de dados e análise de redes. O trabalho acarretará também novos ciclos de produção do conhecimento em áreas específicas e em Ciência da Informação, conforme o avanço, através de uma indexação mais especializada, novas técnicas de mineração de dados, ideias de cruzamento de dados, e outros. O trabalho também contribuirá para pesquisas históricas (sobretudo na construção da Ciência brasileira), investigação de fatores de impacto e identificação de fenômenos de várias áreas do conhecimento.
Licença: VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 22 nov. 2018.
Aparece nas coleções:TEC UnB - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.