Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33068
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_OrganizacaoTratamentoComunicacao.pdf385,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A organização, o tratamento e a comunicação da informação e de documentos na produção científica brasileira sobre arquivos e Arquivologia dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação
Autor(es): Marques, Angelica Alves da Cunha
Assunto: Arquivologia
Produção científica
Ciência da informação
Data de publicação: Nov-2018
Editora: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília
Referência: MARQUES, Angelica Alves da Cunha. A organização, o tratamento e a comunicação da informação e de documentos na produção científica brasileira sobre arquivos e Arquivologia dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação. In: SEMINARIO HISPANO-BRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 7., 2018, Madrid; Murcia. Anais eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Murcia, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: <http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/paper/view/402/10>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Resumo: Ao propor reflexões sobre as relações entre a Arquivologia e a Ciência da Informação, este trabalho analisa as referências biliográficas das pesquisas sobre arquivos e Arquivologia, produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação brasileiros, entre 1972 e 2012. Mediante uma pesquisa documental e bibliográfica, utiliza como filtros temáticos “organização”, “tratamento” e “comunicação” (e suas variações linguísticas e correspondências semânticas). As referências identificadas contemplam a classificação de documentos (seus processos e produtos); as relações dessa função com as demais funções arquivísticas (identificação, avaliação, descrição e preservação) e com a gestão de documentos, da informação e do conhecimento, bem como a sua contribuição para a epistemologia da Arquivologia; a organização de documentos e do conhecimento arquivístico; o arranjo de documentos; a organização de instituições arquivísticas e técnico-normativas; a gestão da informação, o tratamento e a organização de documentos; a epistemologia da Arquivologia; a produção e a difusão do conhecimento arquivístico; a divulgação, a disseminação e a difusão de documentos; o acesso às informações arquivísticas.
Licença: VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad - Este trabajo está licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm/schedConf/presentations. Acesso em: 22 nov. 2018.
Aparece nas coleções:FCI - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.