Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33043
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AnaliseEficienciaIFES.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise da eficiência das IFES no uso de recursos financeiros : uma aplicação DEA em dois estágios
Autor(es): Melonio, Antonio Marcos Correia
Lucas, Vander Mendes
Assunto: Data Envelopment Analysis (DEA)
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
Data de publicação: Out-2018
Referência: MELONIO, Antonio Marcos Correia; LUCAS, Vander Mendes. Análise da eficiência das IFES no uso de recursos financeiros: uma aplicação DEA em dois estágios. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTIÓN UNIVERSITARIA, 18., out. 2018.
Resumo: As IFES são compostas por universidades, instituições isoladas e pelos centros de ensino tecnológico, sendo que desempenham um papel de fundamental importância estratégica no desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico do país. Cada vez mais, as IFES estão sendo chamadas a prestarem contas à sociedade, acerca dos impactos e dos resultados de suas ações, uma vez que utilizam recursos financeiros públicos. Este estudo buscou avaliar a eficiência das IFES em relação aos gastos de recursos públicos do programa REUNI em 2015 e verificar a relação de eficiência das IFES com variáveis ambientais. Os indicadores de desempenho dos Relatórios de Gestão do TCU foram utilizados para analisar a qualidade dos gastos nas IFES. A metodologia empregada para medir essa eficiência das IFES foi a Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios e a Regressão Tobit. O cálculo da análise de eficiência para o ano 2015 mostrou que 24 IFES foram consideradas eficientes, correspondendo a 44% da amostra, sendo que se destacaram dentre as eficientes a UNIRIO, a UFMG, a UFVJM, a UNIFAP, a UFPA e a UFRJ. Na análise de Regressão Tobit verificou-se a adequação do modelo de eficiência das IFES e como essa eficiência está relacionada com as variáveis ambientais.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo Servidor Antonio Marcos Correia Melonio, em 07 de novembro de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
Aparece nas coleções:TEC UnB - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.