Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32974
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_EfeitosProgramaBolsaFamilia.pdf900,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Efeitos do Programa Bolsa Família sobre o rendimento escolar : a percepção dos professores
Autor(es): Casimiro, Arilthon Romulo Cavalcante
Belo, Caroline Figueiredo
Neiva, Sonia Maria de Sousa Fabricio
Assunto: Programa Bolsa Família
Rendimento escolar
Data de publicação: Set-2018
Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Referência: CASIMIRO, Arilthon Romulo Cavalcante; BELO, Caroline Figueiredo; NEIVA, Sonia Maria de Sousa Fabricio. Efeitos do Programa Bolsa Família sobre o rendimento escolar: a percepção dos professores. In: Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 12., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), set. 2018. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2018/efeitos_do_programa_bolsa_familia_sobre_o_rendimento_escolar_a_pe.pdf>. doi: http://dx.doi.org/10.29380/2018.12.01.02
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que buscou identificar a percepção dos professores acerca dos efeitos do Programa Bolsa Família (PBF) no rendimento escolar de crianças beneficiárias. Nesse intuito, são apresentados dados de uma pesquisa de campo realizada com os professores da “Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado”, situada na região do sudeste tocantinense. Para a consecução da pesquisa foram utilizados questionários semiestruturados compostos por 15 questões, sendo a maioria fechada. A pesquisa baseou-se em princípios de cunho quali-quantitativo e contou com a presença de 15 participantes. O estudo apontou que o PBF interfere positivamente no rendimento escolar dos alunos e que a frequência, tida como requisito para permanência no programa, possibilita melhora em suas habilidades educacionais.
Abstract: The present study presents the results of a study that sought to identify the teachers&39; perception about the effects of the Bolsa Família Program (PBF) on the school performance of beneficiary children. For this purpose, data from a field survey conducted with the teachers of the "Sunflower State School of Integral Time", located in the municipality of Combinado, southeast region of Tocantins. To achieve the research, semi-structured questionnaires were used, composed of 15 questions, most of which were closed. The research was based on qualitative-quantitative principles and was attended by 15 participants. The study pointed out that PBF interferes positively in the students &39;school performance and that the students&39; attendance, which is a requirement for permanence in the program, improves their educational abilities.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo servidor Arilthon Romulo Cavalcante Casimiro, em 30 de outubro de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
DOI: http://dx.doi.org/10.29380/2018.12.01.02
Aparece nas coleções:TEC UnB - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.