Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32952
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluenciaParesEducacao.pdf203,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Influência dos pares e educação por pares na prevenção à violência no namoro
Outros títulos: Peer influence and peer education in dating violence prevention
Influencia de los pares y la educación entre pares en la prevención de la violencia en el noviazgo
Autor(es): Santos, Karine Brito dos
Murta, Sheila Giardini
Assunto: Violência - prevenção
Conscientização social
Namoro
Data de publicação: Dez-2016
Editora: Conselho Federal de Psicologia
Referência: SANTOS, Karine Brito dos; MURTA, Sheila Giardini. Influência dos pares e educação por pares na prevenção à violência no namoro. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 787-800, dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400787&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000272014.
Resumo: A literatura aponta que a influência dos pares desempenha um papel importante na compreensão da violência no namoro, e que o uso de educadores ou líderes de pares para encorajar comportamentos saudáveis entre adolescentes tem sido um componente comum em programas preventivos dessa natureza. Por meio de uma revisão narrativa, o presente artigo buscou sumarizar aspectos teóricos relativos à influência dos pares no contexto da violência no namoro, bem como descrever estudos com foco na prevenção à violência no namoro, os quais utilizaram, no todo ou em parte, a estratégia da educação por pares como componente no desenho dessas intervenções. Ao final, são discutidos pontos fortes e limitações dos programas de prevenção à violência no namoro baseados na educação por pares, além de apontar horizontes futuros de pesquisa na área.
Abstract: Literature points out that peer influence plays an important role in the understanding of dating violence, and that the employment of peer educators or peer leaders to encourage healthy behaviors among adolescents has become a common component of such preventive programs. By means of a narrative review, this article aimed to summarize the theoretical aspects of peer influence in this context, as well as to describe studies that have focused in the prevention of dating violence and that have adopted peer education strategies, be it solely or incorporated to others in the design of the interventions. Finally, the strong suits and limitations of dating violence prevention programs based in peer education are discussed, as well as future perspectives for research in the field.
Resumen: La literatura sugiere que la influencia de los pares juega un papel importante en la comprensión de la violencia en el noviazgo, y que el uso de educadores o líderes de pares para fomentar conductas saludables entre los adolescentes ha sido un componente común en los programas de prevención de este tipo. A través de una revisión narrativa, el presente trabajo pretende resumir los aspectos teóricos relativos a la influencia de los pares en este contexto, así como describir los estudios con un enfoque en la prevención de la violencia en el noviazgo, que utilizan, en su totalidad o en parte, la estrategia de educación de pares como un componente en el diseño de estas intervenciones. Al final, se discuten las fuerzas y limitaciones de los programas de prevención de la violencia en el noviazgo basada en la educación entre iguales, mientras que se señala la identificación de futuros horizontes de la investigación en el área.
Licença: Psicologia: Ciência e Profissão - Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400787&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 out. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000272014
Aparece nas coleções:PCL - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.