Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32947
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndréChaulGonçalves.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos
Outros títulos: Didactic sequence for experimental classes focused on the teaching of electrical circuits
Autor(es): Gonçalves, André Chaul
Orientador(es): Ibaldo, Adriana Pereira
Assunto: Circuitos elétricos
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física experimental
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
Data de publicação: 29-Out-2018
Referência: GONÇALVES, André Chaul. Sequência didática para aulas experimentais voltadas ao ensino de circuitos elétricos. 2018. 209 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nesta dissertação é apresentada uma sequência didática para análise de circuitos elétricos e efeitos da eletricidade com ênfase na utilização de aulas experimentais não convencionais, utilizando materiais de baixo custo, como complementação das aulas teóricas ministradas sobre o tema. O produto foi aplicado no primeiro semestre de 2017, para três turmas de terceira série do Ensino Médio da Escola La Salle de Águas Claras – DF. Esta proposta de sequência didática visa tornar o ensino e a aprendizagem de circuitos elétricos mais atraente e eficiente, despertando a curiosidade dos estudantes para a percepção da Física em seu cotidiano, observando a aplicação dessa teoria em sistemas de instalações residenciais e analisando os efeitos da corrente elétrica em matérias comuns a sua realidade. A metodologia e os recursos utilizados na sequência didática tem como ponto de partida a análise do conhecimento prévio dos alunos por meio de um pré-teste e com a utilização do produto mediado pelo professor, proporcionar aos alunos os conhecimentos significativos abordados. Buscou-se ainda, avaliar o crescimento, o desenvolvimento de habilidades e competências referentes a circuitos elétricos e os indícios de aprendizagem significativa dos alunos, mediante a análise das aulas e da aplicação de um pós-teste com base em questões de processos seletivos de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Acredita-se que os recursos aqui demonstrados, associados às aulas teóricas, propiciam um ambiente mais favorável á aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha curiosidade e prazer em aprender, sendo uma valiosa ferramenta de complementação didática.
Abstract: This dissertation presents a didactic sequence for the analysis of electrical circuits and effects of electricity with emphasis on the use of non conventional experimental classes using low cost materials as a complement to the theoretical lectures given on the subject. The product was applied in the first semester of 2017, for three classes of third grade of the High School of the School La Salle of Aguas Claras - DF. This teaching sequence proposal aims to make the teaching and learning of electric circuits more attractive and efficient, arousing the curiosity of students for the perception of physics in their daily life, observing the application of this theory in residential systems and analyzing the effects of current electrical power in matters common to their reality. The methodology and resources used in the didactic sequence start from the analysis of the students' prior knowledge through a pre-test and using the teachermediated product, providing to students the meaningful knowledge addressed. It was also sought to evaluate the growth, the development of skills and competences regarding electrical circuits and the signs of significant learning of the students, through the analysis of the classes and the application of a post-test based on questions of selective processes of vestibular and the National High School Examination ( Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM). It is believed that the resources presented here, associated to the theoretical classes, provide a more favorable learning environment, making the student curious and happy to learn, being a valuable tool of didactic complementation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.