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Título: O discurso epistemológico sobre turismo e sua transposição nos programas de pós graduação do Brasil
Autor(es): Freitas, Camila Chaves da Silva
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Turismo
Turismo - estudo e ensino
Programas de pós-graduação
Turismo - pesquisa
Epistemologia
Conhecimento científico
Data de publicação: 29-Out-2018
Referência: FREITAS, Camila Chaves da Silva. O discurso epistemológico sobre turismo e sua transposição nos programas de pós graduação do Brasil. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente dissertação objetiva analisar o processo de construção sobre o discurso epistemológico nos cursos de Pós Graduação (Stricto Sensu) em Turismo no Brasil e sua transposição na construção do campo científico do turismo. O problema investigado recai sobre a concepção do objeto de conhecimento Turismo: O que se entende por Turismo e o que está sendo estudado como Turismo é o fenômeno ou o fato como dado na concepção de Durkheim? Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter representativo e descritivo. Para a construção dos dados foi aplicada a triangulação que permite entender a relação da teoria e prática, por meio de categorias operatórias, a saber: epistemologia, conhecimento, ciência, pesquisa, método e metodologias, paradigma, turismo, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade. As teorias escolhidas para interpretação dos achados foram a Sociologia do Conhecimento de Bourdieu, a Teoria da Complexidade de Morin, a Teoria do Turismo com Beni e Moesch, e Boaventura dos Santos na analise epistemológica. Usando como estrutura de análise foram trabalhados os processos de pesquisa e sua importância para o Turismo, a produção do conhecimento em Turismo, pelos artigos publicados nos periódicos da área e o histórico dos programas de pós graduação em Turismo, em suas concepções do conhecimento se são multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar. O caminho metodológico foi construído pela análise documental, sendo essa feita em bancos de dados online nas plataformas das instituições de ensino que possuem programas de pós-graduação stricto sensu em Turismo e na plataforma da Capes referente a esses programas. O recorte temporal escolhido para evidenciar os dados foi o período de 2000 a 2017, buscando nele as dissertações e teses defendidas com a temática da Epistemologia do Turismo. Por fim, se apresentaram os dados colhidos durante a análise documental, analisando as 13 dissertações voltadas à preocupação da construção de uma epistemologia em Turismo defendidas nos programas stricto sensu da área, em âmbito nacional. Evidencia-se que mesmo tendo aumentado o número de mestrados e doutorados em Turismo, nos últimos 17 anos, a preocupação com a temática epistemológica é tímida diante dos desafios de um fenômeno complexo que exige, na contemporaneidade, outros olhares paradigmáticos para sua compreensão.
Abstract: The present dissertation goal to analyze the construction process on the epistemological discourse in the Post Graduation courses (Stricto sensu) in Tourism in Brazil and its transposition in the construction of the scientific field of tourism. “”The problem investigated falls on the conception of the object of knowledge Tourism: What is meant by Tourism and what is being studied as Tourism is the phenomenon or "fact as given" in Durkheim's conception?”. This is a qualitative, representative and descriptive research. For the construction of the data, the triangulation was applied, which allows to understand the relation of theory and practice, by means of operative categories: epistemology, knowledge, science, research, method and methodologies, paradigm, tourism, transdisciplinarity, interdisciplinarity. The theories chosen to interpret the findings were Bourdieu's Sociology of Knowledge, Morin's Theory of Complexity, Tourism Theory with Beni and Moesch, and Boaventura dos Santos in the epistemological analysis. Using as an analysis structure the research process and its importance for Tourism, the production of knowledge in Tourism, the articles published in the periodicals of the area and the history of the postgraduate programs in Tourism, in their conceptions of knowledge multidisciplinary, interdisciplinary or transdisciplinary. The methodological path was built by documentary analysis, which is done in online databases on the platforms of educational institutions that have stricto sensu post-graduate programs in Tourism and in the Capes platform related to these programs. The time cut chosen to evidence the data was the period from 2000 to 2017, searching the dissertations and theses defended with the theme of the Epistemology of Tourism. Finally, we presented the data collected during the documentary analysis, analyzing the 13 dissertations concerned with the construction of a epistemology in Tourism defended in the stricto sensu programs of the area, at national level. It is evident that in spite of having increased the number of masters and doctorates in Tourism in the last 17 years, the preoccupation with the epistemological theme is timid in the face of the challenges of a complex phenomenon that demands at the moment other paradigmatic glances for its understanding.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
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Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

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