Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32861
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_OrganizandoBigData.pdf250,94 kBAdobe PDFView/Open
Title: Organizando big data gerado colaborativamente : um estudo de caso do Infográfico do tipo Linha do tempo do Marco Civil da Internet
Authors: Meireles, Adriana Veloso
Camara, Rogério José
Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto:: Design
Dados
Big data
Colaboração em rede
Infográficos
Issue Date: 2015
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Design - Departamento de Design - Instituto de Artes - Universidade de Brasília
Citation: MEIRELES, Adriana Veloso; CAMARA, Rogério José; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Organizando big data gerado colaborativamente: um estudo de caso do Infográfico do tipo Linha do tempo do Marco Civil da Internet. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 105-119, 2015. Disponível em:<http://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/19965/14154>. Acesso em: 22 out. 2018.
Abstract: Analisa-se neste artigo os resultados da construção colaborativa de um infográfico de linha do tempo sobre o tema do Marco Civil da Internet. O objetivo é verificar a visualização e organização da informação advinda de diversas fontes em um resultado interativo e que atenda aos princípios de usabilidade e experiência do usuário. Conceito como o big data, design de informação e interação e visualização de dados serão descritos para abordar o paradoxo da organização de grandes volumes de informação. Além disso, faz-se necessário explicar as etapas do processamento do big data, adotadas como critérios utilizados na análise do estudo de caso. Em seguida apresenta-se o estudo de caso proposto, a construção colaborativa da linha do tempo do Marco Civil da Internet. Para tanto descreve-se a metodologia utilizada na coleta de dados e o conjunto de ferramentas e aplicativos adotados durante esta etapa do estudo empírico. O resultado, que chegou a quase oitenta contribuições em quinze dias, é analisado a partir dos critérios de processamento do big data; a aquisição dos dados, o acesso e escolha da arquitetura da informação e a análise e manipulação dos dados. Em seguida avalia-se a linha do tempo construída colaborativamente e com relação aos seus aspectos visuais, funcionais e de interação. A partir do experimento empírico foi possível concluir que a ferramenta utilizada apresenta suas limitações, mas que ainda assim proporciona um alto nível de interatividade e interoperabilidade. Além disso, destaca-se que foi possível por meio de ferramentas digitais propor, divulgar e sistematizar no formato de infográfico do tipo linha do tempo a proposta de construir de forma colaborativa a narrativa sobre a jornada do Marco Civil da Internet. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre possíveis melhorias nas formas de visualização da informação e na aplicação da ferramenta.
Licença:: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/inde..php/design-tecnologiasociedade/article/view/19965/14154. Acesso em: 22 out. 2018.
Appears in Collections:DIN - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32861/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.