Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32835
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoséRogériodeOliveira.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A política de valor e des-valor do trabalho docente nos documentos da OCDE
Autor(es): Oliveira, José Rogério de
Orientador(es): Silva, Maria Abádia da
Assunto: Professores - formação
Professores - valorização profissional
Políticas educacionais
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Data de publicação: 18-Out-2018
Referência: OLIVEIRA, José Rogério de. A política de valor e des-valor do trabalho docente nos documentos da OCDE. 2018. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação a construção do valor na política de valorização docente, à luz da teoria do valor-trabalho de Marx e da proposta da OCDE no projeto Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes, a partir de 2006. O objetivo geral analisa as construções e as formas de valor que se configuram nas políticas públicas de valorização do professor, e tem como objetivos específicos: i) analisar à luz da teoria do valor-trabalho de Marx, como o valor e o trabalho é parte e constituem o modo produtivo capitalista, ii) apreender e analisar como a OCDE constitui em sua estrutura e orientações o valor para o trabalho, iii) identificar e investigar no projeto “Professores são importantes: atrair, desenvolver e reter professores eficazes os mecanismos que configuram a constituição e concepção de valor do trabalho docente e como estes se manifestam em políticas públicas de valorização docente. As questões principais que problematizaram as análises consistiram nas indagações de como a teoria de valor de Marx contribui para análise de construção do valor e do trabalho no modo de produção capitalista?, como a OCDE em sua visão, missão propõe o valor e o trabalho que orientam as suas ações, concepções e que estão presentes nas suas proposições?, os mecanismos e arranjos que o projeto “Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes” (OCDE, 2006) constituem que valor para o trabalho do professor?. As contribuições do método e dos fundamentos do materialismo histórico-dialético guiaram o caminho da análise documental, assim como a apreensão dos conceitos de valor e trabalho e permitiram a extração das categorias atratividade, flexibilidade, competitividade, papeis e perfis. Aponta os seguintes resultados: há um valor econômico, oriundo do modo produtivo capitalista que se estabelece sobre processos educativos e de políticas de valorização docente; a OCDE, como organismo que representa a forma de valor e de trabalho do sistema capitalista, desenvolve um projeto e uma proposta de valor e trabalho do professor e desenvolve formas de atuação que condicionam os paísesmembros e colaboradores a assumir este projeto e concepção; as políticas de valorização docente que se assentam sobre uma axiologia é um campo de disputa e em construção, não se reduzindo a processos naturalizados; a teoria de valor de Marx constitui uma crítica que produz e traz elementos para uma compreensão dos processos valorativos no trabalho do professor.
Resumen: Esta disertación tiene como objeto de investigación la construcción del valor en la política de valorización docente, a la luz de la teoría del valor-trabajo de Marx y de la propuesta de la OCDE en el proyecto Profesores son importantes: atrayendo, desarrollando y reteniendo profesores eficaces, a partir de 2005. El objetivo general analiza las construcciones y las formas de valor que se configuran en las políticas públicas de valorización del profesor, y tiene como objetivos específicos: i) analizar a la luz de la teoría del valor-trabajo de Marx, como el valor y el trabajo es y en el sentido de que la OCDE constituye en su estructura y orientaciones el valor para el trabajo, iii) identificar e investigar en el proyecto "Los profesores son importantes: atraer, desarrollar y retener a profesores eficaces los mecanismos que configuran la constitución y concepción de valor del trabajo docente y cómo éstos se manifiestan en políticas públicas de valorización docente. Las cuestiones principales que problematizaron los análisis consistieron en las indagaciones de cómo la teoría de valor de Marx contribuye al análisis de construcción del valor y del trabajo en el modo de producción capitalista ?, como la OCDE en su visión, misión propone el valor y el trabajo que "los orientadores y sus proyectos, los mecanismos y arreglos que el proyecto" Profesores son importantes: atrayendo, desarrollando y reteniendo profesores eficaces "(OCDE, 2006) constituyen un valor para el trabajo del profesor. Las contribuciones del método y de los fundamentos del materialismo histórico-dialéctico guiaron el camino del análisis documental, así como la aprehensión de los conceptos de valor y trabajo y permitieron la extracción de las categorías atractivo, flexibilidad, competitividad, papeles y perfiles. A los siguientes resultados se observa un valor económico, oriundo del modo productivo capitalista que se establece sobre procesos educativos y de políticas de valorización docente; la OCDE, como organismo que representa la forma de valor y de trabajo del sistema capitalista, desarrolla un proyecto y una propuesta de valor y trabajo del profesor y desarrolla formas de actuación que condicionan a los países miembros y colaboradores a asumir este proyecto y concepción; las políticas de valorización docente que se asientan sobre una axiología es un campo de disputa y en construcción, no reduciéndose a procesos naturalizados; la teoría de valor de Marx constituye una crítica que produce y trae elementos para una comprensión de los procesos valorativos en el trabajo del profesor.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.