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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32826
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Title: A estrada do pacífico na Amazônia Sul-Ocidental e o processo de integração regional na tríplice fronteira (Brasil, Bolívia, Peru)
Authors: Lima, Dermeson de Sousa
Orientador(es):: Mesa, Glória Maria Vargas Lopez de
Assunto:: Amazônia Sul-Ocidental
Estrada do Pacífico
Integração regional - Brasil
Issue Date: 18-Oct-2018
Citation: LIMA, Dermeson de Sousa. A estrada do pacífico na Amazônia Sul-Ocidental e o processo de integração regional na tríplice fronteira (Brasil, Bolívia, Peru). 2018. 257 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A Amazônia Sul-Ocidental é a região geográfica formada pelos Estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, no Brasil, e no Peru com os Departamentos de Madre de Dios e Ucayali, e na Bolívia, com o Departamento de Pando. Esta região passa a ser estratégica para integração regional com a conclusão da Estrada do Pacífico ou Rodovia Interoceânica, desde 2010.O objeto de investigação da tese é a Estrada do Pacífico, na Amazônia Sul-Ocidental, como parte do processo de integração territorial na Tríplice Fronteira Brasil, Bolívia e Peru, tendo como analise empírica e recorte espacial no Brasil, sobretudo no Estado do Acre. A Estrada do Pacífico faz parte do Projeto Iniciativa de Integração Regional Sul-Americana (IIRSA), definido para a região da Amazônia Sul-Ocidental no Eixo Peru-Brasil-Bolívia (PBB). O objetivo da tese é analisar os fluxos pela Estrada do Pacífico na influência à integração regional, para além da integração territorial, na Amazônia Sul-Ocidental, na região da Tríplice Fronteira, no Estado do Acre. A estrada é o principal acesso terrestre para o território da Amazônia Sul-Ocidental, perpassa o sudoeste do Estado do Acre. Possibilita também o acesso à capital do Estado do Acre e Rondônia, às cidades fronteiriças de Cobija, capital do Departamento de Pando, na Bolívia, e no território peruano corta a cidade fronteiriça de Iñapari, transcorre a porção sudeste seguindo para Porto Maldonado, Cuzco até se subdividir em três trechos até chegar à Costa do Pacífico. A rodovia foi inaugurada com os holofotes do discurso integracionista intercontinental, a diminuição dos custos de transporte por uma rota terrestre de menor distância para o comércio exterior com o mercado asiático. A pesquisa tem como metodologia crítica dialética, trabalha com a totalidade, busca os conflitos e as contradições, além da determinação que produzem a realidade estudada, sendo este o caminho da tese. Respaldada nas categorias de análises: Estado, fronteiras, limites, território, circulação e fluxos, para a compreensão da dinâmica territorial. Realiza-se pesquisa institucional e de campo e o caminho metodológico com visão crítica, analisa-se o viés integracionista regional num território de fronteira, prevalecendo à abordagem qualitativa. Verifica-se que apesar do discurso negativo midiático sobre a Estrada do Pacífico, ocorre dinamização de circulação, com fluxos de pessoas, migrantes, turistas e mercadorias fortalecendo os negócios locais e intra-regionais. Os fluxos são mais significativos para os municípios fronteiriços que a nível nacional caracterizado por relações transfronteiriças. Conclui-se que apesar dos conflitos socioespaciais e ambientas na concretização da Estrada do Pacífico como uma rota internacional de fluxos, os resultados demostram que a rodovia é preponderante na circulação regional, estimula a integração regional do território de fronteira, o turismo e o comércio exterior nos países fronteiriços.
Abstract: The South-Western Amazon is the geographic region formed in the states of Acre, Rondônia and southern Amazonas, Brazil, and borders Peru with the Departments of Madre de Dios and Ucayali, and in Bolivia, with the Department of Pando. This region has become strategic for regional integration with the conclusion of the Pacific Road or Interoceanic Highway since 2010. The goal of the thesis investigation is the Pacific Road in the South-Western Amazon as part of the territorial integration process in the Triple Frontier in Brazil, Bolivia and Peru, having as empirical analysis and spatial clipping in Brazil, especially in the State of Acre. The Pacific Road is part of the South American Regional Integration Initiative Project (IIRSA), defined for the South-Western Amazon region in the Peru-Brazil-Bolivia Hub (Eixo Peru-Brasil- Bolívia PBB). The purpose of this thesis is to analyze the Pacific Road and its influence to the regional integration, in addition to territorial integration, in the South- Western Amazon, in the region of the Triple Frontier, in the State of Acre. The road is the main land access to the territory of the South-Western Amazon; it crosses the southwest of the State of Acre. It also provides access to the capital of the State of Acre and Rondônia, to the border towns of Cobija, the capital of the Pando Department in Bolivia, and in the Peruvian territory it cuts through the border town of Iñapari, runs the southeast portion to Porto Maldonado, Cusco subdivided into three stretches until reaching the Pacific Coast. The highway was inaugurated with the spotlight of the intercontinental integrationist speech, lowering the costs of transport by a shorter distance rover for foreign trade with the Asian market. The research has as dialectical critical methodology, it works with the totality, it looks for the conflicts and the contradictions, besides the determination that produce the studied reality, therefore this is the way the thesis goes. Backed by the analysis of categories - State, borders, limits, territory, circulation and flows - to understand the territorial dynamics. Institutional and field research is carried out, and the methodological path with a critical view is analyzed, the regional integrationist bias is analyzed in a territory of frontier, prevailing the qualitative approach. It is verified that despite the negative media discourse about the Pacific Road, there is dynamization of circulation, with flows of people, migrants, and tourists, strengthening local and intraregional businesses. The flows are more significant for border counties than at national level characterized by cross-border relationships. It is concluded that despite socio-spatial and environmental conflicts in the implementation of the Pacific Highway as an international route of flows, the results show that the highway is preponderant in the regional circulation, since it stimulates the regional integration of the border territory, tourism and commerce border countries.
Resumen: La Amazonia Sur-Occidental Brasileira es la región geográfica formada por los estados Acre, Rondônia y el sur de Amazonas, que, al otro lado de la frontera limita con Perú, con los Departamentos de Madre de Dios y Ucayali, y, con Bolívia, con el Departamento de Pando. La región passa a ser estratégica para la integración tras la finalización en el año 2010 de la Carretera del Pacífico o la Ruta Interoceánica Brasil- Perú, que atraviesa la región. El objeto de la investigación de la tesis es la Carretera del Pacífico en la Amazonia Sur-Occidental, como parte del processo de integración territorial en la Triple Frontera Brasil, Bolívia y Perú, teniendo como análisis empírica el recorte espacial de Brasil, sobretodo en el estado de Acre. La Carretera del Pacífico forma parte del gran Proyecto Iniciativa de Integración Regional Sul- Americana-IIRSA, definido para la región de la Amazonia Sur-Occidental en el Eje Perú-Brasil-Bolivia (PBB). El objetivo general de la tesis es analizar la Carretera del Pacífico en la influencia a la integración regional, además de la integración territorial, en la Amazonia Sur-Occidental, en la región de la Triple Frontera, en el Estado de Acre.La carretera es el principal acceso terrestre hacia el territorio de la Amazonia Sur-Occidental, atravesa el suroeste del Estado de Acre. También permite el acceso a la capital del Estado de Acre y Rondônia, a las ciudades fronterizas de Cobija, capital del Departamento de Pando, en Bolivia, y en el territorio peruano corta la ciudad fronteriza de Iñapari, transcurre la porción sudeste siguiendo hacia Puerto Maldonado, Cusco hasta se subdivide en tres tramos hasta llegar a la Costa del Pacífico.La autopista fue inaugurada con los focos del discurso integracionista intercontinental, la disminución de los costos de transporte por una ruta terrestre de menor distancia hacia el comercio exterior con el mercado asiático. La investigación tiene como metodología crítica dialéctica, trabaja con la totalidad, busca los conflictos y las contradicciones, además de la determinación que producen la realidad estudiada, siendo éste el camino de la tesis. Respaldada en las categorías de análisis: Estado, fronteras, límites, territorio, circulación y flujos, para la comprensión de la dinámica territorial. Se realiza investigación institucional y de campo y el camino metodológico con visión crítica, se analiza el sesgo integracionista regional en un territorio de frontera, prevaleciendo el abordaje cualitativo. Se observa que a pesar del discurso negativo mediático sobre la carretera de la Pacífico, ocurre dinamización de circulación, con flujos de personas, migrantes, turistas y mercancías fortaleciendo los negocios locales e intrarregionales. Los flujos son más significativos para los municipios fronterizos que a nivel nacional caracterizados por relaciones transfronterizas. Se concluye que a pesar de los conflictos socioeconómicos y ambiciosos en la concreción de la carretera del Pacífico como una ruta internacional de flujos, los resultados demuestran que la carretera es preponderante en la circulación regional, estimula la integración regional del territorio de frontera, el turismo y el comercio exterior en los países fronterizos.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2018.
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