Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32808
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucianodePaulaRodrigues.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga
Autor(es): Rodrigues, Luciano de Paula
Orientador(es): Silva, Rita de Cássia
Assunto: Veículos
Suspensão veicular
Amortecimento (Mecânica)
Fadiga
Data de publicação: 9-Out-2018
Data de defesa: 30-Abr-2018
Referência: RODRIGUES, Luciano de Paula. Estudo de suspensão veicular aplicando-se técnicas MBS e MEF visando à proposição de perfil de pista simplificado para análise de vida à fadiga. 2018. xiii, 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho utiliza técnicas MBS e MEF para avaliação de fadiga da bandeja inferior de uma suspensão independente do tipo Duplo “A”, visando a proposição de uma metodologia capaz de representar de maneira simplificada um perfil de pista experimental a partir de um sinal teórico, composto por parcelas senoidais. Para tanto, primeiro se realiza uma avaliação sobre o conjunto mola – amortecedor para obtenção da curva de amortecimento deste componente, com a utilização de uma bancada de testes desenvolvida para este fim. Em seguida, o sistema de suspensão é modelado em ambiente multicorpos, onde se desenvolve uma análise dinâmica do componente para aquisição do histórico de carregamento da estrutura. O método dos elementos finitos é empregado para modelagem da bandeja e análise de fadiga, para a qual é desenvolvido o Diagrama S-N utilizando-se do perfil de pista experimental e teórico.
Abstract: This paper uses MBS and MEF techniques to evaluate fatigue life for the lower control arm of an independent Double “A” suspension, aiming the proposition of a methodology capable of representing, in a simplified way, an experimental road profile from a theoretical signal, composed of sinusoidal components. So, an evaluation of a shock absorber was carried out to obtain the damping curve of this component, using the test bench developed for this purpose. Then, the suspension system was modeled in a multibody environment, where a dynamic analysis was performed to acquire the load history of this structure. The Finite Element Method was used for modeling the lower control arm and to carry out the fatigue analysis. The S-N diagram was developed using the experimental and theoretical road profile.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Coorientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Souza
Aparece nas coleções:ENM - Mestrado em Sistemas Mecatrônicos (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.