Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32798
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GeórgiaLúciaGomesdeAlmeidaCorreia.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
Autor(es): Correia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida
Orientador(es): Guimarães, Eliane Mendes
Assunto: Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino de ciências
Construtivismo (Educação)
Prática pedagógica
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
Data de publicação: 9-Out-2018
Referência: CORREIA, Georgia Lúcia Gomes de Almeida. A construção de uma proposta didática de forma colaborativa: o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista. 2018. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A atenção voltada para a necessidade de contribuir com a prática pedagógica dos professores de ciências, serviu como ponto de partida para este trabalho. Somando-se a isso a observação da pouca utilização do Laboratório de Informática - Labinfo, por parte dos professores de ciências de uma escola da Secretaria de Estado de Educação do DF - SEEDF – resultou em uma pesquisa colaborativa com o fim de valorizar a prática docente da professora atuante no Labinfo e seus anseios, sem perder de vista a investigação formal levando em consideração a base epistemológica, nesse caso, a perspectiva construtivista. A partir da seleção dos conceitos Piagetianos que guiaram a pesquisa, foram elencadas ferramentas virtuais para a construção de uma sequência didática posteriormente aplicada em turmas de sétimos anos, cujo desdobramento envolveu mais uma docente, a professora de ciências das turmas. A pesquisa passou por três momentos: sondagem e estudo; construção da sequência didática e aplicação da mesma para os alunos do sétimo ano; e reflexão final. Por fim, a construção colaborativa mostrou-se eficaz na aproximação universidade/escola, inclusive no sentido das docentes perceberem suas práticas valorizadas, facilitando assim, suas contribuições na pesquisa e construção da estratégia de ensino, culminando com um Blog desenvolvido pela docente responsável pelo Labinfo.
Abstract: The attention directed to the necessity of contribution to teacher pedagogical science's practice was used as a starting point to this dissertation, added to the observation about inneficient use of Computer Laboratory-Labinfo, at Secretaria de Educação's school, placed in Distrito Federal- SEEDF. It was developed a collaborative research aiming values and shared experiences with wishes from a teacher at Labinfo, while was structured based on epistemological basis, formal investigation and contextualized on constructivist perspective. Many concepts of Jean Piaget were selected and guied on this written to analyze virtual tools which would imply in the construction of didactic sequence. All of them ,afterwards, applied in seventh years classes and involving one more person, whose function is teach science at the same school. The work had three different stages: sound and study, set up the didactic sequence and its application on the students, and final thought. Thus, the collaborative construction proved to be effective when it comes to bring closer Universities to schools, in the sense of recognition and appreciation of professionals, making it easier to recognize their collaboration in the research and contributions for elaboration of teaching strategies. This results in a Blog, created and developed by the teacher of Labinfo.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.