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Título: Efeitos de uma aplicação de estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) sobre a memória de trabalho e linguagem em pacientes com afasia
Autor(es): Rocha, Ricardo Marcio Garcia
Orientador(es): Buratto, Luciano Grüdtner
Assunto: Memória de trabalho
Estimulação transcraniana
Estimulação cerebral
Afasia
Data de publicação: 8-Out-2018
Referência: ROCHA, Ricardo Marcio Garcia. Efeitos de uma aplicação de estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) sobre a memória de trabalho e linguagem em pacientes com afasia. 2018. xi, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A memória de trabalho é uma habilidade cognitiva que envolve o armazenamento temporário e a manipulação de informação. Pesquisas recentes têm mostrado que indivíduos com afasia, além de apresentarem problemas de linguagem, apresentam também déficits de memória de trabalho. Esse déficit pode contribuir para as dificuldades de expressão e compreensão da linguagem oral encontrados nesses indivíduos. A tDCS (estimulação transcraniana por corrente contínua) é uma ferramenta capaz de modular a atividade cerebral, resultando em melhora no desempenho em diversas tarefas cognitivas. O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos da tDCS sobre o desempenho de indivíduos com afasia em uma tarefa de memória de trabalho e os efeitos subsequentes dessa aplicação em tarefas de compreensão e produção oral. Participaram do estudo (randomizado, duplo-cego e placebo-controlado) 30 pacientes com afasia não fluente, divididos em três grupos: anódico (N = 10), sham (N = 10) e offline (N = 10). Todos receberam corrente de 2 mA em F3 (córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo) em uma única sessão de estimulação. Os grupos anódico e sham realizaram tarefa de memória de trabalho (1 e 2-back) enquanto recebiam estimulação anódica (20 minutos) e sham (30 segundos), respectivamente. O grupo offline recebeu estimulação anódica (20 minutos) sem realizar as tarefas de memória de trabalho. Antes e após a realização das tarefas de memória de trabalho os participantes realizaram testes de compreensão e produção oral. O desempenho na tarefa de memória de trabalho não foi alterado durante a aplicação de tDCS. Também não houve efeito de grupo na tarefa de compreensão oral subsequente. Contudo, participantes do grupo anódico apresentaram melhora na tarefa de produção oral (discurso narrativo oral). Os resultados apresentam subsídios para novas formas de tratamento em pacientes com afasia.
Abstract: Working memory is a cognitive ability that involves temporary storage and manipulation of information. Recent studies have shown that patients with aphasia present not only language deficits but also working memory deficits. These working memory impairments may partly explain these patients’ difficulties with speech production and comprehension. Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a tool that can modulate brain activity, resulting in improved performance in several cognitive abilities. The aim of this study was to assess the effects of tDCS on working memory performance and on subsequent language tasks in a sample of patients with non-fluent aphasia. Thirty patients with non-fluent aphasia took part in a randomized, double-blind, placebo-controlled trial, split into three groups: anodal (N = 10), sham (N = 10) e offline (N = 10). They all received 2 mA of anodal stimulation over F3 (left dorsolateral prefrontal cortex) in a single session. Participants in the anodal and sham groups completed two working memory tasks (1-back and 2-back) while being stimulated for 20 minutes and 30 seconds, respectively. Patients in the offline group were stimulated for 20 minutes but did not complete the working memory task. Participants also performed a series of speech production and comprehension tasks adapted from the Brazilian version of the Montreal-Toulouse language assessment battery both before and after the working memory task and stimulation. The results showed that tDCS did not affect working memory performance. There was also no group effect in the subsequent speech comprehension task. There was, however, a group effect in the speech production task (oral narrative discourse) with participants in the anodal group showing greater improvement than patients in the other two groups. The results suggest that tDCS coupled with working memory tasks may aid speech production in patients with aphasia.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:PPB - Mestrado em Ciências do Comportamento (Dissertações)

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