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Título: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia como modelo de governança em rede : um estudo à luz do conceito de tipologias
Autor(es): Laia, Maria da Glória dos Santos
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Inovações educacionais
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 5-Out-2018
Referência: LAIA, Maria da Glória dos Santos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia como modelo de governança em rede: um estudo à luz do conceito de tipologias. 2018. 235 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tornou-se objeto de estudo após sofrer uma expansão vertiginosa ocorrida em um curto espaço de tempo e trouxe para o debate o conceito de uma nova institucionalidade, que tem nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a sua maior expressão. Surgiu, então, a necessidade de novas abordagens no estudo das políticas para a educação profissional e tecnológica. Esse trabalho apresenta resultados empíricos de uma investigação cujo objetivo é a análise da adequação do modelo de governança em rede aplicado aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo como lente teórica a abordagem da governança em redes e o conceito de tipologias. Para isso, buscou-se analisar e relacionar algumas tipologias de governança, relacionar tipologias de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como relacionar o modelo de governança em rede ao modelo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Não obstante existirem algumas críticas ao poder explicativo do modelo de governança em rede, por ser ainda recente nos estudos em educação, optou-se por utilizá-lo de modo a oferecer uma nova abordagem acerca da Educação Profissional e Tecnológica. O referencial teórico-metodológico adotado seguiu o proposto por Bonafont (2004), que apresenta densa literatura sobre as redes de políticas públicas e as contribuições que o modelo traz para analisá-las. Na obtenção de dados primários, utilizou-se o método qualitativo, com entrevista a seis reitores de Institutos Federais e quantitativo, em que foram ouvidos mil e quarenta servidores docentes e técnicos administrativos em educação dos trinta e três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram agrupados em tipologias de acordo com as instituições que lhes deram origem. Obteve-se evidência estatística suficiente, com 95% de confiança, para as generalizações feitas para a Rede Federal. Os resultados da pesquisa indicam que o conceito de tipologias aplica-se à categorização das instituições e o modelo de governança em rede aplica-se aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia conforme demonstram as respostas dos servidores.
Abstract: The Federal Network of Vocational and Technological Education became the object of study after a vertiginous expansion occurred in a short time and brought to the debate the concept of a new institutionality that has in the Federal Institutes of Education, Science and Technology its greatest expression. The need for new approaches in the study of policies for professional and technological education emerged. This paper presents empirical results of an investigation whose objective is the analysis of the adequacy of the network governance model applied to the Federal Institutes of Education, Science and Technology, having as theoretical lens the approach of network governance and the concept of typologies. To that end, we sought to analyze and relate some types of governance, to relate typologies of Federal Institutes of Education, Science and Technology, as well as to relate the network governance model to the model of the Federal Institutes of Education, Science and Technology. Although there is some criticism of the explanatory power of the network governance model, because it is still recent in education studies, it was decided to use it in order to offer a new approach to Professional and Technological Education. The theoretical-methodological framework adopted followed the one proposed by Bonafont (2004), who presents a dense literature on the public policy networks and the contributions that the model brings to analyze them. In obtaining primary data, the qualitative method was used, with interviews to six rectors of Federal and quantitative institutes, in which 1,000 thousand teachers and administrative technicians in education were heard from the thirty-three Federal Institutes of Education, Science and Technology, which were grouped into typologies according to the institutions that gave them origin. We obtained enough statistical evidence, with 95% confidence, for the generalizations made for the Federal Network. The results of the research indicate that the concept of typologies applies to the categorization of institutions and the network governance model applies to the Federal Institutes of Education, Science and Technology as demonstrated by the servers' responses.
Resumen: La Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica se volvió objeto de estudio tras sufrir una expansión vertiginosa ocurrida en un corto espacio de tiempo y trajo al debate el concepto de una nueva institucionalidad que tiene en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología su mayor expresión. Se planteó entonces la necesidad de nuevos enfoques en el estudio de las políticas para la educación profesional y tecnológica. Este trabajo presenta resultados empíricos de una investigación cuyo objetivo es el análisis de la adecuación del modelo de gobernanza en red aplicado a los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología, teniendo como objetivo teórico el abordaje de la gobernanza en redes y el concepto de tipologías. Para ello, se buscó analizar y relacionar algunas tipologías de gobernanza, relacionar tipologías de Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología, así como relacionar el modelo de gobernanza en red al modelo de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. A pesar de que existían algunas críticas al poder explicativo del modelo de gobernanza en red, por ser todavía reciente en los estudios en educación, se optó por utilizarlo para ofrecer un nuevo enfoque sobre la Educación Profesional y Tecnológica. El referencial teórico-metodológico adoptado seguía lo propuesto por Bonafont (2004), que presenta densa literatura sobre las redes de políticas públicas y las contribuciones que el modelo trae para analizarlas. En la obtención de datos primarios, se utilizó el método cualitativo, con entrevista a seis rectores de Institutos Federales y cuantitativo, en que se escucharon mil cuarenta servidores docentes y técnicos administrativos en educación de los treinta y tres Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología, que fueron agrupados en tipologías de acuerdo con las instituciones que les dieron origen. Se obtuvo evidencia estadística suficiente, con un 95% de confianza, para las generalizaciones hechas para la Red Federal. Los resultados de la investigación indican que el concepto de tipologías se aplica a la categorización de las instituciones y el modelo de gobernanza en red se aplica a los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología como demuestran las respuestas de los servidores.
Résumé: Le Réseau Fédéral de l'Education Professionnelle et Technologique a fait l'objet d'études après une expansion vertigineuse survenue en peu de temps et a amené au débat le concept d'une nouvelle institutionnalité, qui dans les Instituts Fédéraux de l'Education, de la Science et de la Technologie sa plus grande expression. La nécessité de nouvelles approches dans l'étude des politiques d'éducation professionnelle et technologique a émergé. Cet article présente les résultats empiriques d'une enquête dont l'objectif est l'analyse de l'adéquation du modèle de gouvernance de réseau appliqué aux EPF, ayant comme objectif théorique l'approche de la gouvernance de réseau et le concept de typologies. À cette fin, nous avons cherché à analyser et relier certains types de gouvernance, à relier les typologies des EPF, ainsi qu'à relier le modèle de gouvernance des réseaux au modèle des EPF. Bien que le pouvoir explicatif du modèle de gouvernance de réseau soit critiqué, car il est encore récent dans les études sur l'éducation, il a été choisi pour offrir une nouvelle approche de l'enseignement professionnel et technologique. Le cadre théorique-méthodologique adopté a suivi celui proposé par Bonafont (2004), qui présente une littérature dense sur les réseaux de politiques publiques et les contributions que le modèle apporte pour les analyser. Pour l'obtention de données primaires, la méthode qualitative a été utilisée, avec des entretiens avec six recteurs d'instituts fédéraux et quantitatifs, au cours desquels 1.000 enseignants et techniciens administratifs administratifs ont été interrogés par les trente-trois établissements fédéraux d'éducation, de science et de technologie. , qui ont été regroupés en typologies selon les institutions qui leur ont donné leur origine. Nous avons obtenu suffisamment de preuves statistiques, avec un degré de confiance de 95%, pour les généralisations faites pour le Réseau fédéral. Les résultats de la recherche indiquent que le concept de typologie s'applique à la catégorisation des établissements et que le modèle de gouvernance de réseau s'applique aux instituts fédéraux de l'éducation, de la science et de la technologie comme le démontrent les réponses des serveurs.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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