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Título: Treinamento de técnica audiovisual associada a tDCS em pacientes com afasia de Broca : efeitos no desempenho em tarefa de nomeação
Autor(es): Pietrobon, Cláudia Aparecida
Orientador(es): Buratto, Luciano Grüdtner
Assunto: Afasia de Broca
Acidente vascular cerebral
Estimulação transcraniana
Estimulação transcraniana por corrente contínua
Data de publicação: 5-Out-2018
Referência: PIETROBON, Cláudia Aparecida. Treinamento de técnica audiovisual associada a tDCS em pacientes com afasia de Broca: efeitos no desempenho em tarefa de nomeação. 2018. xiii, 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A afasia de Broca é um distúrbio que afeta principalmente a expressão da linguagem oral. Terapias comportamentais computadorizadas, como a terapia audiovisual, têm sido difundidas como possibilidades de tratamento para afasia de Broca, pois resultam em aumento na produção de fala. Na terapia audiovisual de produção, pacientes recebem pistas audiovisuais (ex., vídeo de uma boca articulando a pronúncia de uma palavra) enquanto tentam nomear imagens. A estimulação transcraniana por corrente continua (tDCS), forma de neuromodulação não invasiva que utiliza corrente elétrica contínua de baixa intensidade, é uma ferramenta que pode melhorar o desempenho em diversas habilidades cognitivas. Quando associada a terapias comportamentais, a tDCS tem se mostrado eficaz na neurorreabilitação em indivíduos com afasia de Broca. O presente estudo teve como objetivo investigar se a tDCS anódica (tDCS-A) pode potencializar os efeitos da terapia audiovisual de produção sobre o desempenho de indivíduos com afasia de Broca em uma tarefa de nomeação de imagens. Participaram 20 voluntários adultos e idosos diagnosticados com afasia de Broca, divididos em dois grupos, anódico (N = 10) e placebo (sham; N = 10), em um delineamento duplo-cego e randomizado. Todos realizaram 10 sessões de 20 minutos de terapia audiovisual associada à aplicação de tDCS (2 mA; eletrodo F7, próximo à área de Broca). Os participantes realizaram tarefas de nomeação com três listas de 18 imagens antes do tratamento, logo após a última sessão de tratamento e três meses após o fim do tratamento. Uma das listas foi treinada durante o tratamento, e as outras duas, não, a fim de avaliar efeitos de generalização. Avaliou-se também se o tratamento afetaria itens fáceis (com baixa variabilidade de nome) e difíceis de maneira diferente. Ambos os grupos apresentaram melhora significativa na tarefa de nomeação tanto para itens treinados quanto não treinados. O grupo anódico apresentou melhora significativamente maior que o grupo sham. Dois novos achados sugerem ainda que a tDCS anódica (1) pode aumentar a intenção comunicativa de pacientes no longo prazo e (2) é particularmente benéfica para a nomeação de itens difíceis.
Abstract: Broca’s aphasia is a communication disorder that mainly affects speech production. Computerized behavioral therapies, such as audiovisual therapy, have been proposed as possible treatments for Broca’s aphasia, as they increase speech production. In audiovisual therapy, patients are exposed to audiovisual cues (e.g., short videos showing a mouth articulating a word) while attempting to name pictures. Transcranial direct current stimulation (tDCS), a noninvasive neuromodulation technique based on low-intensity electrical currents applied to the brain, is a tool that can enhance performance in several cognitive domains. When associated with behavioral therapies, tDCS may aid rehabilitation of patients with Broca’s aphasia. This study assessed whether anodal tDCS can potentiate the beneficial effects of audiovisual therapy in a picture-naming task in patients with Broca’s aphasia. Twenty patients with Broca’s aphasia, split into two groups (10 anodal and 10 sham), took part in a double-blind, randomized, placebo-controlled experiment. They underwent ten 20-minute sessions of audiovisual therapy associated with tDCS (2 mA; anode at F7; cathode at supraorbital area). Participants completed a naming task before treatment and 5 minutes and 2 months post-treatment. Three 18-picture lists were tested: one was trained during treatment and the other two were not trained in order to assess generalization effects. It was also assessed whether treatment would impact differently pictures with low vs. high name-agreement norms. Both groups showed significantly better naming performance post-treatment. Participants in the anodal tDCS group showed significantly greater naming improvement than participants in the sham group. Untrained items also benefited from treatment. Two additional findings suggest that anodal tDCS (1) can increase patients’ long-term intention to communicate (2) is particularly beneficial for pictures with low name agreement.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:PPB - Mestrado em Ciências do Comportamento (Dissertações)

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