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Título: Professores iniciantes e ingressantes : dificuldades e descobertas na inserção na carreira docente no município de Goiânia
Outros títulos: Profesores principiantes y entrantes : dificultades y descubrimientos en la inserción en la carrera docente en el municipio de Goiânia
Autor(es): Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - trabalho
Educação básica
Trabalho docente
Condições de trabalho
Data de publicação: 13-Set-2018
Referência: MOHN, Rodrigo Fideles Fernandes. Professores iniciantes e ingressantes: dificuldades e descobertas na inserção na carreira docente no município de Goiânia. 2018. 332 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) – Doutorado em Educação – na linha de pesquisa ―Profissão Docente, Currículo e Avaliação‖. O projeto integra as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação do Professor/Pedagogo (GEPFAPe) realizadas entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, dispusemo-nos a responder ao seguinte problema: Quais são as dificuldades e as descobertas que marcam o trabalho docente dos Professores Iniciantes e dos professores ingressantes nas instituições de Educação Básica na rede pública municipal de Goiânia no estado de Goiás? Na busca de resposta a esse problema, pensamos em algumas questões orientadoras as quais puderam nos auxiliar durante a investigação: Quais as marcas singulares do trabalho docente dos professores iniciantes e dos professores ingressantes? Quais os elementos constitutivos da inserção na carreira do trabalho docente de Professores Iniciantes e professores ingressantes na Rede Pública Municipal de Goiânia no estado de Goiás? Há diferença entre o Professor Iniciante e o professor ingressante no que se refere aos elementos constitutivos das dificuldades e descobertas no município de Goiânia no estado de Goiás? Assim sendo, este projeto de doutoramento realizou uma investigação para analisar quais são as dificuldades e as descobertas do trabalho docente dos Professores Iniciantes e dos professores ingressantes nas instituições públicas municipais de educação buscando suas marcas singulares. Para isso, realizamos também uma pesquisa quantitativa junto à rede municipal de ensino de Goiânia, levantando o número de professores ingressantes no último concurso público realizado em 2010. A amostra foi composta por 10% dos professores ingressantes das diferentes disciplinas do currículo da Educação Básica para traçarmos o perfil social, acadêmico e profissional destes docentes. Fizemos uma contextualização do campo via revisão bibliográfica e como instrumento de coleta de dados utilizamos a aplicação de questionário, construído coletivamente pelo GEPFAPe, para identificar e analisar as dificuldades e as descobertas do trabalho docente desses professores nas escolas. A pesquisa aponta que os professores sujeitos da pesquisa, efetivados pelo concurso de 2010, estão divididos em duas categorias, iniciantes e ingressantes, por isso, a forma que lidam com as dificuldades e as descobertas se apresenta de formas diferentes. Na análise das dificuldades e descobertas cunhamos algumas categorias, sendo elas constituídas dos seguintes pares dialéticos: pedagógicas-relacionais; teoria-prática; trabalho-condição de trabalho; satisfação/ prazer-insatisfação/ sofrimento; e apoio-solidão. Desta forma, a investigação poderá possibilitar a construção de subsídios teórico-práticos que orientem as políticas educacionais e as redes de ensino no planejamento e desenvolvimento da inserção na carreira docente.
Abstract: This work is linked to the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University of Brasília (UnB) - Doctorate in Education - in the research line "Teaching Profession, Curriculum and Assessment". The project integrates the research carried out by the Group of Studies and Research on Teacher Education and Training (GEPFAPe) carried out between 2014 and 2018. Therefore, a leading question was formulated in order to be answered: What are the difficulties and discoveries that mark the teaching work of the beginner teachers and the entering teachers in the Basic Education institutions in the municipal public schools of Goiânia in the state of Goiás? In the search for a response to this problem, we considered some guiding questions which could help us during the research: What are the unique marks of the teaching work of the beginner teachers and the entering teachers? What are the constituent elements of the insertion in the career of the teaching work of beginner Teacher and entering teachers in the Municipal Public schools of Goiânia in the state of Goiás? Is there a difference between the begginer teacher and the entering teacher regarding the constituent elements of the difficulties and discoveries in the municipality of Goiânia in the state of Goiás? Hence, this PhD project carried out an investigation to analyze the difficulties and discoveries of the teaching work of the beginner teachers and the entering teachers in the municipal public education institutions seeking their singular marks. Consequently, we also carried out a quantitative survey with the municipal education school of Goiânia, raising the number of entering teachers in the last civil service examination held in 2010. The sample, therefore, was composed of 10% of the entering teachers from the different subjects of the curriculum of the Basic Education to draw the social, academic and professional profile of these teachers. We did a field contextualization via bibliographic review and as a data collection instrument we used the questionnaire application, which was built collectively by the research group, to identify and analyze the difficulties and discoveries of the teaching work of these teachers in schools. The research indicates that the teachers of the research, made effective by the 2010 examination, are divided into two categories, beginners and newcomers, so the way they deal with difficulties and discoveries are presented in different ways. In the analysis of the difficulties and discoveries we coined some categories, these being made up of the following dialectical pairs: pedagogical-relational; theory-practice; work-working condition; satisfaction / pleasure-dissatisfaction / suffering; and support-solitude. In this way, research may enable the construction of theoretical-practical subsidies that guide educational policies and teaching systems in the planning and development of the insertion in the teaching career.
Resumen: Este trabajo está vinculado al Programa de Post graduación en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad de Brasilia (UnB) – Doctorado en Educación – en la línea de pesquisa ―Profesión Docente, Currículo y Evaluación‖. El proyecto integra las investigaciones del Grupo de Estudios y Pesquisas sobre la Formación y Actuación del Profesor/Pedagogo (GEPFAPe) realizadas entre los años 2014 y 2018. Para eso, nos dispusimos a responder al siguiente problema: ¿Cuáles son las dificultades y los descubrimientos que marcan el trabajo docente de los Profesores Principiantes y de los profesores que ingresan en las Instituciones de Educación Básica en la red pública municipal de Goiânia en el estado de Goiás? En la búsqueda de respuestas a ese problema, pensamos en algunas cuestiones orientadoras que pudieran auxiliarnos durante la investigación: ¿Cuáles son las marcas singulares del trabajo docente de los profesores principiantes y de los profesores que ingresan? ¿Cuáles son los elementos constitutivos de la inserción en la carrera del trabajo docente de los Profesores principiantes y profesores que ingresan en la Rede Pública Municipal de Goiânia en el estado de Goiás? ¿Hay diferencia entre el Profesor Principiante y el Profesor que ingresa con respecto a los elementos constitutivos de las dificultades y descubrimientos en el municipio Goiânia en el estado de Goiás? Asi, este proyecto de doctorado realizó una investigación para analizar cuáles son las dificultades y descubrimientos del trabajo docente de los Profesores Principiantes y de los profesores que ingresan en las instituciones públicas municipales de educación buscando sus marcas singulares. Para lo cual también realizamos una pesquisa cuantitativa junto a la red municipal de enseñanza de Goiânia, indagando el número de profesores que ingresaron en el último concurso público realizado en 2010. Por consiguiente, la muestra fue compuesta por 10% de los profesores que entran en las diferentes disciplinas del currículo de la Educación Básica para trazar el perfil social, académico y profesional de estos docentes. Hicimos una contextualización del campo por medio de una revisión bibliográfica y como instrumento de colecta de los datos utilizamos la aplicación de un cuestionario, el cual fue construido colectivamente por el grupo de pesquisa, para identificar y analizar las dificultades y las descubiertas del trabajo docente de esos profesores en las escuelas. La pesquisa apunta que los profesores sujetos de la investigación, efectivos por el concurso del 2010, están divididos en dos categorías, principiantes y los que ingresan, por eso la manera de manejar las dificultades y los descubrimientos se presenta de forma diferente. En el análisis de las dificultades y descubrimientos apuntamos algunas categorías constituidas por los siguientes pares dialecticos: pedagogías-relacionales; teoría-práctica; trabajo-condición de trabajo; satisfacción/placer-insatisfacción/sufrimiento; y, apoyo-soledad. De esa forma, a investigación podrá posibilitar la construcción de subsidios teóricos-prácticos que orienten las políticas educacionales y las redes de enseñanza en la planificación y el desarrollo de la inserción en la carrera docente.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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