Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32658
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HerllenWallesonRamalhoMendes.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Elaboração de uma unidade didática para o ensino de Química utilizando objetos de aprendizagem: uma construção colaborativa
Autor(es): Mendes, Herllen Walleson Ramalho
Orientador(es): Guimarães, Eliane Mendes
Coorientador(es): Falcomer, Viviane
Assunto: Objetos de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
Recursos didáticos
Tecnologia da informação e da comunicação
Data de publicação: 18-Set-2018
Referência: MENDES, Herllen Walleson Ramalho. Elaboração de uma unidade didática para o ensino de Química utilizando objetos de aprendizagem: uma construção colaborativa. 2018. 127 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão inseridas no cotidiano da maior parcela da população mundial. As influências tecnológicas estão presentes nas principais esferas humanas, tais como social, econômica, política, ambiental e, inclusive, educacional. Nesse sentido tornam-se necessários estudos sobre a correta utilização dos recursos digitais como forma de resgatar os educandos para a compreensão dos fenômenos da natureza. A utilização de recursos digitais para a Educação deve ocorrer como forma de auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos e podem fazer parte da construção de unidades didáticas que levem em consideração os saberes individuais, para então ser possível auxiliar esses alunos na construção de suas próprias capacidades cognitivas. Buscamos construir uma unidade didática que relacionasse o ensino de equilíbrio químico com o uso das NTIC. Para tanto, uma das formas de auxiliar a interação dos professores com seus alunos é utilizando objetos de aprendizagem (OA), que podem ser encontrados em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O presente trabalho consiste em uma pesquisa-ação colaborativa, de cunho qualitativo, que ocorreu com o grupo de trabalho, formado pelo pesquisador universitário e dois professores de Química em uma escola particular de ensino médio, no âmbito do Mestrado Profissional de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB) culminando em um produto final, a proposição didática.
Abstract: The New Technologies of Information and Communication (NTIC) are inserted in the daily life of the population. Since technological influences are present in the main human spheres (e.g. social, economic, political, environmental and educational), studies on the correct use of digital resources are necessary to engage students on the understanding of nature’s phenomena. Therefore, the use of digital resources on education should happen as a support to the teaching-learning process of students, being part of the construction of a didactic unit that takes into account the individual knowledge in order to ignite the construction of students’ cognitive abilities. The present research aimed to build a didactic unit that combines the teaching of chemical equilibrium with NTIC. To that end, teachers can interact with their students using learning objects (OA), which can be found in virtual learning environments (AVA). This study is qualitative in nature, using the process of collaborative action research that culminated in a didactic proposition conducted in a private high school, with the participation of the Professional Master's in Science Teaching (PPGEC/UnB) staff.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.