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dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorFujihara, Ricardo Ken-
dc.date.accessioned2018-09-21T17:52:14Z-
dc.date.available2018-09-21T17:52:14Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.date.submitted2018-03-28-
dc.identifier.citationFUJIHARA, Ricardo Ken. Estamos prontos para as novas tecnologias?: a relação entre valores humanos e prontidão à tecnologia aplicada ao M-Commerce. 2018. 183 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32647-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar a relação de influência entre valores humanos e prontidão à tecnologia aplicada na compra virtual usando o celular. O estudo contou com 2.171 participantes de todos os estados do Brasil. Foi aplicado um questionário composto principalmente por duas escalas: Portraits Values Questionnaire Revised - PVQ-R e Technology Readiness Index - TRI 2.0. Os resultados sugerem que os valores humanos são preditores de prontidão à tecnologia e que as atitudes são preditoras da intenção de compra virtual utilizando o celular. A autopromoção e a abertura à mudança mostraram relação de influência positiva no fator condutor de prontidão à tecnologia. Por outro lado, a autotranscendência teve relação de influência negativa no fator inibidor de tecnologia e a conservação teve relação de influência positiva nesse mesmo fator. A relação entre os construtos indica ainda que há diferença significativa por faixa etária, renda, sexo e escolaridade. As principais contribuições teóricas dessa tese estão relacionadas à validação do instrumento do TRI 2.0 para o Brasil, ao desenvolvimento de um modelo conceitual envolvendo os construtos de valores humanos e prontidão à tecnologia e ao fomento dos estudos de prontidão e adoção de novas tecnologias no contexto brasileiro. Como contribuição gerencial, a tese apresenta informações relativas à intenção de compras virtuais, utilizando o celular. A identificação de fatores relacionados às atitudes de consumo de tecnologia permite que empresas que lidam com serviços que sofrem influência do avanço tecnológico conheçam melhor o setor e construam estratégias de promoção de forma a encontrar valor agregado ao consumidor. Os resultados encontrados trazem ainda um alerta para a elaboração de políticas públicas voltadas à segurança da informação, visando dar mais confiança ao consumidor no uso de novas tecnologias. Por fim, foram apresentadas as limitações e a agenda de pesquisa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstamos prontos para as novas tecnologias? : a relação entre valores humanos e prontidão à tecnologia aplicada ao M-Commercept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordValores humanospt_BR
dc.subject.keywordComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - atitudespt_BR
dc.subject.keywordSmartphonept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to investigate the relationship between human values and technology readiness applied in the virtual purchase using the cellular phone. The study included 2,171 participants from all Brazilian States. It was applied a questionnaire composed mainly of two scales: Portraits Values Questionnaire Revised - PVQ-R and Technology Readiness Index - TRI 2.0. The results suggest that the human values predict technology readiness and that the attitudes predict intention of virtual purchase by cellular phone. Self-promotion and openness to change had positive relation influence on technology readiness contributor factor. On the other hand, self-transcendence had a negative relation influence on the inhibitors factor of technology and conservation had a positive relation influence on this same factor. The relationship between the constructs also indicates that there is significant difference by age range, income, gender and education. The main theoretical contributions of this thesis are related to the validation of the TRI 2.0 instrument for Brazil, to the development of a conceptual model involving the constructs of human values and technology readiness and to the promotion of the studies of readiness and adoption of new technologies in brazilian context. As a managerial contribution, this thesis presents information regarding the intention of virtual purchases, using the cellular phone. The identification of factors related to technology consumption attitudes allows companies that handle services that are influenced by technological advancement to know more about the sector and to construct strategies of promotion in order to find aggregated value to the consumer. The results of the thesis also bring an alert for the elaboration of public policies focused on information security, in order to give more confidence to the consumer in the use of new technologies. Finally, the limitations and the research agenda were presented.pt_BR
dc.description.abstract2El presente estudio tuvo como objetivo investigar la relación de influencia entre valores humanos y prontitud a la tecnología aplicada en la compra virtual usando el celular. El estudio contó con 2.171 participantes de todos los estados de Brasil. Se aplicó un cuestionario compuesto principalmente por dos escalas: Portraits Values Questionnaire Revised - PVQ-R y Technology Readiness Index - TRI 2.0. Los resultados sugieren que los valores humanos son predictores de prontitud a la tecnología y que las actitudes son predictoras de la intención de compra virtual utilizando el celular. La autopromoción y la apertura al cambio mostraron relación de influencia positiva en el factor conductor de prontitud a la tecnología. Por otro lado, la auto transcendencia tuvo relación de influencia negativa en el factor inhibidor de la tecnologia y la conservación tuvo relación de influencia positiva en ese mismo factor. La relación entre los constructos indica además que hay diferencia significativa por franja de edad, renta, género y escolaridad. Las principales contribuciones teóricas de esta tesis están relacionadas a la validación del instrumento del TRI 2.0 para Brasil, al desarrollo del modelo conceptual, involucrando los constructos de valores humanos y prontitud a la tecnología y al fomento de los estudios de prontitud y adopción de nuevas tecnologias en el contexto brasileño. Como contribución gerencial, la tesis presenta informaciones relativas a la intención de compras virtuales, utilizando el celular. La identificación de factores relacionados con las actitudes de consumo de tecnología permite que empresas que tratan con servicios que sufren influencia del avance tecnológico conozcan mejor el sector y construyan estrategias de promoción para encontrar valor agregado al consumidor. Los resultados encontrados traen aún una alerta para la elaboración de políticas públicas orientadas a la seguridad de la información, con el fin de dar más confianza al consumidor en el uso de nuevas tecnologías. Por último, se presentaron las limitaciones y la agenda de la investigación.pt_BR
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