Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32491
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_LennonPedroNoletoFerreira.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open
Title: O visível além do visível : os espaço e seus desdobramentos na produção do Cavaleiro Azul
Authors: Ferreira, Lennon Pedro Noleto
Orientador(es):: Andrade, Miguel Gally de
Assunto:: Espaço (Arte)
Romantismo
Espaço (Arquitetura)
Pintura - estética
Arte - filosofia
Issue Date: 21-Aug-2018
Citation: FERREIRA, Lennon Pedro Noleto. O visível além do visível: os espaço e seus desdobramentos na produção do Cavaleiro Azul. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar obras vinculadas ao grupo artístico O Cavaleiro Azul, iniciado em Munique em 1911. Ao interpretar obras e escritos, pretende-se mapear relações poéticas e discursivas que contribuam para uma noção de espaço. Nossa abordagem segue três etapas principais. Primeiramente, tomamos registros de cunho historiográfico como terreno para a abstração. Em seguida, avaliamos questões em torno do romantismo e da subjetividade com vistas a uma exposição crítica. Por fim, apontamos como estes dois temas confluem para uma noção de espaço; também sugerimos como tal noção se estenderá, num nível retórico, ao campo da arquitetura por meio de Walter Gropius. Neste texto, a pintura não é pensada como objeto de crítica, mas como um campo que possibilita exercício filosófico.
Abstract: This text analyzes artworks related to the artistic group The Blue Ridder, stablished in Munich in 1911. By interpreting paintings and writings, it’s intended to chart poetic and rhetorical relations in order to pursue a definition of space. The approach goes after three main stages. I firstly assume historical records as a field to discuss the matter of abstraction; then, I consider propositions concerning to romanticism and subjectivity owning to a critical approach; finally, I suggest in which ways both themes might converge to a definition of space; moreover, I also suggest how such notion reaches rhetorically architecture through Walter Gropius. This thesis doesn’t assume paintings as na object to the critics, but a field in which philosophical inquiry is possible.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32491/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.