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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3248
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Title: O caminho digital para a inclusão social : a revolução tecnológica e a construção da cidadania
Authors: Oliveira, Natália Leite de
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Cidadania
Inclusão digital
Mediação
Tecnologia - aspectos sociais
Issue Date: 2007
Citation: Oliveira, Natalia Leite de. O caminho digital para a inclusão social : a revolução tecnológica e a construção da cidadania. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Esta pesquisa analisou o impacto da revolução tecnológica na construção da cidadania dos sujeitos beneficiados pelos projetos Rede de Tecnologia Social – RTS – e Escola Digital Integrada – EDI. Foram identificadas as características desses dois projetos e analisadas as principais questões relacionadas à inclusão digital e à social, estando, entre elas, a revolução tecnológica, a cidadania e a sociedade da informação. Os procedimentos metodológicos consistiram em entrevistas com participantes dos projetos, para aprofundamento de questões de cunho qualitativo, e a observação participativa, por meio de trabalho voluntário, atividades que permitiram o levantamento dos dados a partir da abordagem etnográfica. O estudo confirmou, os seguintes pressupostos: os projetos de inclusão digital levam à inclusão social; promovem a cidadania; e a capacidade de usar as novas tecnologias com autonomia intelectual é o cerne da inclusão digital mediada. Concluiu-se, neste trabalho, que o caminho da inclusão social passa pela inclusão digital mediada, e que a construção da cidadania na sociedade da informação impõe, direta ou indiretamente, o uso das novas tecnologias de informação e de comunicação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyses how the tecnological revolution influenced the citizenship building process for those benefited by the projects Rede de Tecnologia Social and Escola Digital Integrada. The metodological procedures included interviews, observation and volunteer work which permitted the data collection through an ethnographical approach. The study confirmed the following pre-statements: the digital inclusion projects lead to social inclusion; they promote citizenship; and the ability to use new technologies with intelectual autonomy is the start point for mediated digital inclusion. The present work concludes: the path to social inlcusion passes by mediated digital inclusion. And the citizenship building process in information society demands the use of new information and communication technologies.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

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