Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32472
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_DéboraFurtadoBarrera.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open
Title: O Sistema UAB na UnB : possibilidades, contradições e desafios para a institucionalização da EaD no ensino de graduação
Authors: Barrera, Débora Furtado
Orientador(es):: Moraes, Raquel de Almeida
Assunto:: Ensino a distância - ensino superior
Ensino a distância - sistemas de ensino
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Universidade de Brasília
Issue Date: 14-Aug-2018
Citation: BARRERA, Débora Furtado. O Sistema UAB na UnB: possibilidades, contradições e desafios para a institucionalização da EaD no ensino de graduação. 2018. xi, 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O problema que esta proposta de pesquisa busca responder é: quais as possibilidades, as contradições e os desafios a serem percorridos pela Universidade de Brasília (UnB) para a institucionalização da Educação a Distância (EaD), tendo em vista a integração dessa modalidade no ensino de graduação. Para tanto, a pesquisa objetiva analisar as ações da UnB, no período de 2006 a 2016, no campo da gestão universitária, para a institucionalização da EaD, após sua entrada no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), considerando a integração da modalidade no ensino de graduação, de modo a compreender seus avanços, retrocessos e desafios. O método proposto é o materialismo histórico dialético, por acreditarmos que este nos fornece as condições para levantar as contradições e os desafios a respeito do processo de institucionalização da Educação a Distância na graduação. Os procedimentos de investigação são a análise documental de fontes primárias e secundárias sobre a EaD na Universidade de Brasília e o Sistema UAB, bem como o uso de entrevista semiestruturada com coordenadores e ex-coordenadores dos cursos de graduação a distância da UnB e também com diretores da graduação que coordenaram o Sistema Universidade Aberta do Brasil nessa instituição. Ao longo da pesquisa, observamos que existe uma contradição entre o histórico de pioneirismo da universidade no campo da Educação a Distância e sua atual política para essa modalidade no ensino de graduação, uma vez que a EaD não está institucionalizada de maneira orgânica na instituição. Percebemos que a institucionalização da Educação a Distância é um processo complexo, em que a participação da comunidade acadêmica é fundamental para que se alcance uma proposta de ensino híbrido na graduação. Por fim, esperamos que os resultados desta pesquisa auxiliem na superação dos silêncios do discurso da Universidade de Brasília a respeito da Educação a Distância enquanto modalidade de ensino, permitindo, assim, a integração das tecnologias a práticas educativas emancipadoras.
Abstract: The problem that this research proposal seeks to answer is: what are the possibilities, the contradictions and the challenges to be covered by the University of Brasilia (UnB) for the institutionalization of distance education (EaD), to integrate this modality into undergraduate teaching. Therefore, the research aims to investigate the actions of UnB, from 2006 to 2016, in the field of university management, for the institutionalization of EaD, after its entry into the Open University System of Brazil (UAB), considering the integration of the modality in the undergraduate education in order to understand its advances, setbacks and challenges. The proposed method is the dialectical historical materialism, because it is believed that it provides the conditions to raise the contradictions and challenges regarding the process of institutionalization of Distance Education in undergraduate studies. The investigation procedures are the documentary analysis of primary and secondary sources on EaD at the University of Brasília and the UAB System, as well as the use of a semi-structured interview with coordinators and former coordinators of the undergraduate distance courses at UnB and also with directors of the graduation that coordinated the System Open University of Brazil at this institution. Throughout the research, it is observed that there is a contradiction between the history of university pioneering in the field of Distance Education and its current policy for this modality in undergraduate education, since the EaD is not institutionalized at the institution. We realized that the institutionalization of Distance Education is a complex process, in which the participation of the academic community is fundamental to reach a hybrid-teaching proposal in undergraduate. Finally, we hope that the results of this research help to overcome the silences of the discourse of the University of Brasilia regarding Distance Education as a teaching modality, allowing, thus, the integration of technologies and emancipatory educational practices.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32472/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.