Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32465
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_ClaytondaSilvaLobato.pdf11,99 MBAdobe PDFView/Open
Title: Os efeitos da redução da intuitividade nas decisões de gestores de tecnologia da informação através da gestão de riscos
Authors: Lobato, Clayton da Silva
Orientador(es):: Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto:: Gestão de riscos
Gestão de tecnologia da informação
Tomada de decisão
Comportamento humano
Issue Date: 14-Aug-2018
Citation: LOBATO, Clayton da Silva. Os efeitos da redução da intuitividade nas decisões de gestores de tecnologia da informação através da gestão de riscos. 2017. xi, 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo que avalia o impacto do uso da gestão de riscos como ferramenta de apoio das decisões estratégicas de gestores de Tecnologia da Informação - TI. Pretende-se atender a carência identificada na literatura referente a modelos de possam apoiar ao processo de tomada de decisões e que extrapolem os aspectos da análise, avaliação e a mitigação dos riscos. Assim, serão observados os desafios das decisões baseadas em riscos, por conta do comportamento humano quando deparados com os processos de decisões complexas e a tendência intuitiva para os processos decisórios. Para isso, será apresentada uma revisão da literatura relacionada à gestão de riscos, sobre os aspectos do comportamento humano para os processos decisórios e o impacto do uso de novas abordagens de riscos para apoiar as decisões. São descritas as principais técnicas e metodologias usadas para gerenciamento de riscos, além de avaliar o quanto os modelos adotados apoiam os processos decisórios dos gestores de TI. Conseguinte, é realizado um estudo de campo com o objetivo de identificar o comportamento da gestão de riscos e o nível de suporte às decisões, visão que vai além dos aspectos da análise e mitigação dos riscos, demonstrando o nível de efetividade e eficiência dos modelos adotados e os desafios relacionados com o uso da gestão de riscos e seus limitadores para as decisões de alto nível dos gestores de TI. O estudo fornece uma reflexão sobre a complexidade dos processos de decisões e o quanto estes tornam-se intuitivos nas instituições quando sustentados em riscos e seus impactos. Como resultado, será demonstrado como o uso de um modelo proposto, apoiado em novas abordagens, pode retratar de forma mais objetiva as necessidades dos gestores de TI enquanto direcionamentos decisórios, tornando-as mais assertivas e promovendo a economicidade em suas decisões.
Abstract: This paper presents a study that evaluates the impact of the use of risk management as a tool to support the strategic decisions of IT managers. The objective is to address the literature’s lack of models that can support the decision-making process and extrapolate aspects of analysis, evaluation and risk mitigation. Thus, the challenges of risk-based decisions will be observed, due to human behavior when faced with complex decision processes and the intuitive tendency for decision-making processes. For this, a review of the literature related to risk management, aspects of human behavior for decision making processes and the impact of using new risk approaches to support decisions will be presented. The main techniques and methodologies used for risk management are described, as well as evaluating how the models adopted support the decision-making processes of IT managers. Consequently, a field study is carried out with the objective of identifying the behavior of risk management and the level of decision support, a vision that goes beyond the aspects of risk analysis and mitigation, demonstrating the level of effectiveness and efficiency of the models adopted and the challenges related to the use of risk management and their constraints to the high-level decisions of IT managers. The study provides a reflection on the complexity of decision processes and how they become intuitive in institutions when they are sustained by risks and their impacts. As a result, it will be demonstrated how the use of a proposed model, supported by new approaches, can more objectively portray the needs of IT managers as decision-making, making them more assertive and promoting the economics of their decisions.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32465/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.