Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32337
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_CampusNovoMilenio.pdf277,15 kBAdobe PDFView/Open
Title: Um campus para o novo milênio : estratégias de sustentabilidade urbana na Universidade de Brasília do Gama (Distrito Federal)
Authors: Romero, Marta Adriana Bustos
Silva, Caio Frederico e
Teixeira, Éderson Oliveira
Assunto:: Sustentabilidade
Campi universitários
Urbanismo
Issue Date: 2011
Publisher: Cidade Gráfica e Editora
Citation: ROMERO, Marta Adriana Bustos; SILVA, Caio Frederico e; TEIXEIRA, Éderson Oliveira. Um campus para o novo milênio: estratégias de sustentabilidade urbana na Universidade de Brasília do Gama (Distrito Federaa). In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacelar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 167-178.
Abstract: Este artigo foca-se nas ações de sustentabilidade empreendidas no novo campus universitário da UnB, localizado no Gama – DF. O projeto urbanístico do novo campus é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo (LaSUS), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB em parceria com o CEPLAN – Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, quando juntos foram responsáveis pela elaboração de planos urbanísticos para a UnB: Urbanização da Parte sul do campus Darcy Ribeiro e Centro Tecnológico, Plano Diretor Urbanístico dos campi da UnB em Ceilândia e Gama. Dentre outras temáticas, a contribuição da universidade para a cidade é um dos pontos-chave tratados neste trabalho. De forma prática, apresentam-se as estratégias tanto na escala do campus, mais urbana, da infraestrutura, assim como na escala do edifício, portanto arquitetônica, aplicadas no campus universitário UnB Gama, visando à construção de um campus afinado com os desafios ambientais atuais como uma relação saudável com a vegetação nativa, com o entorno construído, com o clima urbano característico do lugar, com a mobilidade urbana e que promova uma integração com a comunidade do Gama. Inicialmente, é apresentado um resumo do referencial teórico pesquisado para o desenvolvimento do partido do urbanismo do campus; em seguida é apresentado o projeto urbanístico do campus e a aplicação dos princípios de sustentabilidade urbano-ambiental empreendidos. E, finalmente, as principais proposições inovadoras sob o ponto de vista da sustentabilidade em campi universitários, de modo que o campus UnB Gama possa ser, além de um espaço acadêmico de qualidade, também o espaço de implementação de corretas práticas ambientais, assim como uma aula de meio ambiente, de qualidade urbana e de compromisso social.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.
metadata.dc.relation.isbasedon: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265
Appears in Collections:TEC - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32337/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.