Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32323
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LiciaSchroeder.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Fora do rol : imigrantes nigerianos entre o Estatuto do Estrangeiro e a Nova Lei de Migração
Autor(es): Schroeder, Licia
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Migração
Imigração
Nigéria
Estatuto do Estrangeiro
Lei de Migração
Data de publicação: 17-Jul-2018
Referência: SCHROEDER, Licia. Fora do rol: imigrantes nigerianos entre o Estatuto do Estrangeiro e a Nova Lei de Migração. 2018. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma reflexão sobre o fenômeno migratório. Em particular, a pesquisa procura entender as dimensões que pertencem à migração, focando no contexto brasileiro. Partindo da análise de uma pequena comunidade nigeriana estabelecida ao redor da cidade de Brasília, o propósito é de compreender as práticas estatais que moldam as expectativas e as representações dos migrantes que alcançam o país. Além disso, através de uma revisão histórica das políticas de acolhida adotadas no passado, o estudo pretende observar o papel das lógicas governamentais atrás da recepção dos fluxos migratórios. Considerando o hodierno debate, a dissertação inclue uma comparação entre a anterior legislação em matéria de migração, o Estatuto do Estrangeiro, e a Nova Lei de Migração, entrada em vigor recentemente. Ao revelar as forças e os interesses diferentes envolvidos nos processos de regulamentação e inserção dos migrantes no país, focando ainda no caso etnográfico dos nigerianos, a proposta é de expandir a reflexão contemplando as rupturas e as continuidades dos critérios que são aplicados na época contemporânea.
Abstract: This work aims to present a reflection of the migratory phenomenon. In particular, the research tries to understand the aspects pertaining migration, focusing on the Brazilian reality. Starting from the analysis of a small Nigerian community around the city of Brasilia, the purpose is to comprehend the state practices that shape the expectations and the representations of the mi-grants who arrive in the country. Futhermore, through an historical revision of the reception policies used in the past, this study attempts to observe the role of the governamental logic behind the reception of the migratory flows. Considering the current debate, the dissertation includes a comparison between the last legislation in this area, the “Estatuto do Estrangeiro”, and the New Migration Law, that recently became a law. Revealing which different forces and interests are involved in the regulation and integration processes, the intent is to expand the reflection, contemplating the changing leads and the continuities of the parameters that are ap-plied in the contemporary age.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:DAN - Mestrado em Antropologia (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.