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Título: Paulo André Tavares : narrativas com música de um professor de violão popular
Autor(es): Braga, Eudes de Carvalho
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Música - análise, apreciação
Música - instrução e estudo
Violão - instrução e estudo
Tavares, Paulo André, 1957- crítica e interpretação
Data de publicação: 18-Jul-2018
Referência: BRAGA, Eudes de Carvalho. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. 2016. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender como a experiência profissional de Paulo André Tavares pode contribuir com o ensino do violão popular. Como objetivos específicos, têm-se os que se seguem: evidenciar os percursos formativos deste profissional; e, conhecer os conhecimentos pedagógico-musicais adquiridos ao longo dessa trajetória. Como tema norteador, fez-se importante observar a trajetória profissional docente em violão popular de Paulo André Tavares, professor aposentado da Escola de Música de Brasília. O referencial teórico se deu com base em conceitos de Michael Huberman (1989) – Ciclo de vida profissional de professores, e Marie-Christine Josso (2004) – Experiências de vida e formação. A metodologia utilizada teve como viés a abordagem (auto)biográfica na perspectiva de Christine Delory-Momberger (2012). A técnica de pesquisa incidiu na Entrevista Narrativa de Fritz Schütze (2013). As análises e interpretações evidenciaram um modo singular de ser professor de violão popular, que traz compreensões, por meio de narrativas musicais, dos modos de ensino e aprendizagem da música. De fato, as narrativas com música permitem problematizar as maneiras como o docente de música concede sentido à sua história de vida profissional, pois, ao fazer música e apreender desse processo as narrativas musicais, é possível pensar quais são os efeitos gerados dessas narrativas, e onde os problemas de apropriação e transmissão de conhecimentos musicais e pedagógico-musicais são construídos/“editados”, ainda que provisoriamente. Assim, o sujeito, ao narrar-se com música, é tomado como o protagonista desse processo/produto, sendo capaz de evidenciar quais objetivos foram construídos no e para o processo do fazer musical. Os resultados da pesquisa apontaram que as metodologias de ensino cujos objetivos vão sendo delineados no processo nascem dos princípios e conceitos advindos das experiências com música. Tem-se, portanto, uma metodologia que não está dada, mas que ocorre na ação. E isso só é possível se o fazer musical é construído com e por meio de narrativas musicais.
Abstract: The theme of this research is the professional career as a teacher of the guitar player Paulo André Tavares, a retired professor of The Music School of Brasilia. The aim of this paper is to understand how the experience of Paulo André Tavares can contribute with a way to teach Brazilian guitar. The specific objectives: to highlight the professional paths of this professional; know the pedagogical musical experience acquired during his career. The theoretical framework is based on concepts of Michael Huberman (1989) - The professional life cycle of teachers and Marie-Christine Josso (2004) - Experiences of life and training. The methodology used is the (auto) biographical approach used by Christine Delory-Momberger (2012). The research technique focuses on Interview Storytelling by Fritz Schütze (2013). The analysis and interpretations showed a unique way of being popular guitar teacher who brings to a way understand through musical narratives, modes of teaching and learning music. The narratives with music allow us to problematize the ways that a music teacher gives a meaning to his own history of professional life. Make music and learn with this process of musical narratives can help us to think what are the effects generated with these narratives, where the problems of appropriation, musical transmission and pedagogical-musical knowledge are being built, or in other words "edited" even provisionally. Thus, when the subject and his narratives with music is take as the protagonist of this process / product being able to show what goals have been built to the process of making music. The results of this survey indicate that methodologies of teach whose objectives will be outlined in the process. Born from principles and concepts arising from experiences with music. It is a methodology that is not gived, but happens in the action. And this is possible if the act of make music is built with and through musical narratives.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

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