Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32219
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_ClarissaLeiteFlores.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open
Title: Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho
Authors: Flores, Clarissa Leite
Orientador(es):: Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto:: Aprendizagem informal
Suporte à aprendizagem
Desempenho no trabalho
Issue Date: 10-Jul-2018
Citation: FLORES, Clarissa Leite. Efetividade das práticas de aprendizagem informal, suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho. 2018. xiii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Tendo em vista o cenário de mudanças políticas, econômicas e tecnológicas, as organizações são impelidas a elevar sua capacidade de adaptação e a incorporar melhorias nos processos organizacionais. Tais ações são direcionadas para o aprimoramento dos resultados, colocando em evidência a atuação e performance dos empregados. A literatura aponta que o capital humano, tido como recurso, está significativamente relacionado ao desempenho e ao resultado na organização, entretanto, para que os indivíduos se aperfeiçoem é imprescindível a presença de ambientes propícios a esse desenvolvimento. Ademais, uma das formas dos indivíduos adquirirem novos conhecimentos e atuações no ambiente de trabalho é por meio da aprendizagem informal, que pode ser expressa por meio do desempenho individual. Diante disto, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar, empiricamente, se as variáveis pessoais (idade, gênero e escolaridade) e profissionais (cargo e tempo de serviço), de suporte à aprendizagem e de percepção de efetividade das práticas de aprendizagem informal são preditoras do desempenho humano no trabalho. A amostra final foi composta por 181 participantes de uma Empresa Pública de grande porte. Para a elaboração do questionário adotado foram utilizados três instrumentos: Escala de Desempenho Humano no Trabalho (EDHT), Escala de Suporte à Aprendizagem (ESA) e Escala de Percepção de Efetividade das Práticas de Aprendizagem Informal (PEPAI). A escala PEPAI foi construída e validada para o presente estudo. Os resultados encontrados no modelo de regressão demonstraram que as variáveis “escolaridade”, “percepção de efetividade das práticas de AI” e “suporte à aprendizagem” possuem influência significativa e positiva sobre a variável critério, desempenho humano no trabalho. Após as discussões desenvolvidas, depreende-se que as duas principais contribuições desse trabalho foram: 1) encontrar o efeito preditivo das três variáveis na relação com desempenho, e; 2) propor uma nova escala para mensurar a percepção de efetividade das práticas de aprendizagem informal.
Abstract: In view of the political, economic and technological changes, organizations are required to elevate its capacity of adaptation and to incorporate improvements in the organizational process. Such actions are intended to improve the results, and it puts light in the work and performance of the employees. Literature points out that the human capital, as a resource, is related to the performance and to the result of the organization. However, in order for the people to develop, it is essential to have environments that encourages development. Moreover, people can acquire knowledge and to develop in the work environment through informal learning, which can result in higher individual performance. With this being said, the priamry goal of this research is to analyze, empirically, if the personal and professional variables of support to learning and perception of the effectivity of the informal learning practices are able to predict human performance in the workplace. The final sample included 181 participants from a big public company. For the development of the questionnaire, three instruments were used:Human Performance in the Workplace Scale, Support to Learning Scale, and Perception of Effectivity of Informal Leraning Practices. The last scale cited above was built and validated for this study. The results found in the regression model showed that the variables “School Level” “Effectivity of the Informal Learning Practices” and “Support to Learning” have a positive and significant impact over the variable criteria: human performance in the workplace. After all the discussion, the two main contributions of this study were: 1) To find the predicitive effect of the three variables in related to the performance; 2) To propose a new scale to measure the perception of the effectivity of the informal learning practices.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32219/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.