Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32176
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_LuísAugustoFerreiraSaraiva.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Sobre veias d’águas e segredos da mata : Filosofia Ubuntu no Terreiro de Tambor de Mina
Authors: Saraiva, Luís Augusto Ferreira
Orientador(es):: Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto:: Filosofia africana
Ubuntu
Tambor de Mina
Religiões de matriz africana
Issue Date: 25-Jun-2018
Citation: SARAIVA, Luís Augusto Ferreira. Sobre veias d’águas e segredos da mata: Filosofia Ubuntu no Terreiro de Tambor de Mina. 2018. [143] f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O presente trabalho buscou fazer uma reflexão sobre o estudo da Filosofia Africana na potencialidade de compreender outros espaços de produção do conhecimento filosófico. Dessa forma, o estudo visa apresentar e discutir sobre a Filosofia Ubuntu, esta que é uma Filosofia da compreensão Bantu de mundo. Nesta pesquisa foi possível fazer uma leitura das noções de pessoa, e comunidade que são presentes no Tambor de Mina. O Tambor de Mina é uma religião originada da experiência negro africana no Brasil e que é bastante difundida no nordeste do país, em especial no Estado do Maranhão. A nossa intenção é fazer uma leitura do Tambor de Mina a partir da perspectiva Ubuntu e entender que as religiões afro-brasileiras e de matriz africana são produtoras de conceitos como também expressões da Filosofia.
Résumé: Le présent travail a cherché à réfléchir sur l'étude de la philosophie africaine dans le potentiel de compréhension d'autres espaces de production de la connaissance philosophique. Ainsi, l'étude vise à présenter et à discuter de la Philosophie Ubuntu, qui est une Philosophie de la compréhension Bantu du monde. Dans cette recherche, il était possible de faire une lecture des notions de personne et de communauté qui sont présentes dans le Tambor de Mina. Le Tambor de Mina qui est une religion est issu de l'expérience africaine noire au Brésil et est très répandue dans le nord-est du pays, en particulier dans l'État du Maranhão. Notre intention est de faire une lecture du Tambor de Mina du point de vue d'Ubuntu et de comprendre que les religions afro-brésiliennes et africaines sont des producteurs de concepts et d'expressions de la philosophie.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FIL - Mestrado em Metafísica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/32176/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.