Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32152
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenanCostaFilgueiras.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Monitoramento em tempo de execução : a construção de um módulo em Erlang para uma arquitetura orientada a serviços
Autor(es): Filgueiras, Renan Costa
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Monitoramento
Sistemas em execução
Monitoramento de software
Sistemas computacionais
Data de publicação: 26-Jun-2018
Referência: FILGUEIRAS, Renan Costa. Monitoramento em tempo de execução: a construção de um módulo em Erlang para uma arquitetura orientada a serviços. 2017. xiii, 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Monitoramento de software em tempo de execução tem sido usado para detecção de falhas, análise de desempenho, otimização, diagnóstico e recuperação. Evidenciar e utilizar métricas adequadas são o que possibilita a obtenção dessas informações em tempo de execução do software. Quando agir, o que verificar, o que pode melhorar é uma parte crucial do contexto apresentado. Por esse motivo, este estudo apresentou um módulo em Erlang de monitoramento de sistemas em tempo de execução embasado em um mapeamento sistemático de métricas de monitoramento de sistemas computacionais em tempo de execução a fim de auxiliar na manutenibilidade de sistemas por meio de uma camada de visualização de software. O serviço de monitoramento foi utilizado nos sistemas da Universidade de Brasília a fim de analisar e avaliar os resultados obtidos neste trabalho.
Abstract: Monitoring runtime software has been used for fault detection, performance analysis, optimization, diagnosis and recovery. Evidence and proper metrics is what makes it possible to obtain this information in the software runtime. When to act, what to check, which can improve is a crucial part of the pop. For this reason, this study presented a module in Erlang for monitoring systems in execution time based on a systematic mapping of computational systems runtime monitoring metrics in order to assist in the maintenance of systems through a visualization layer software. The monitoring service was used with the systems of the University of Brasília in order to analyze and evaluate the results obtained in this work.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.