Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32149
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SamuelGomesdeSouza.pdf22,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Caminhos da vara : o uso dos estudos melódicos de Rochut no Brasil e as possibilidades de movimentação da vara e de realização das ligaduras nesses estudos
Autor(es): Souza, Samuel Gomes de
Orientador(es): Mello, Carlos Eduardo
Assunto: Trombone
Bordogni, Marco, 1789-1856 - crítica e interpretação
Digitalização
Data de publicação: 27-Jun-2018
Referência: SOUZA, Samuel Gomes de. Caminhos da vara: o uso dos estudos melódicos de Rochut no Brasil e as possibilidades de movimentação da vara e de realização das ligaduras nesses estudos. 2017. 229 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa a coletânea conhecida como os Estudos Melódicos de Joannes Rochut, adaptados para trombone a partir dos vocalises de Marco Bordogni, uma obra bastante popular no universo trombonístico. A presente pesquisa buscou avaliar o quanto esses estudos são utilizados por trombonistas brasileiros e propor novas formas de analisar esse material. Um questionário online foi disponibilizado para realizar um levantamento sobre o perfil do trombonista que pratica os métodos de Rochut no Brasil. O trabalho investigou também todas as posibilidades de ligaduras para cada intervalo melódico presente nos primeiros sessenta estudos dessa coleção e as diversas combinações de movimento da vara para executar essas ligaduras. Essa investigação foi viabilizada mediante o desenvolvimento de um software de digitalização e análise desse material, especialmente desenvolvido para essa pesquisa pelo Núcleo de Computação Musical do Depto. de Música da Universidade de Brasília.
Abstract: This research looks at the musical collection know as Melodious Etudes for Trombone by Joannes Rochut, adapted for trombone from the vocalises of Marco Bordogni. The research tried to evaluate how much these etudes are used in Brazil and to propose new ways of analysing them. An online questionaire was deployed in order to survey the use of this material among Brazilian trombonists. This project also investigated all the possible slurred connections for each interval contained in the first sixty etudes of this collection and the various slide movements involved in producing them. The investigation was made possible by the use of a computer program for acquiring and analysing the data, specially developed for this project at the Music Department of the University of Brasilia.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.