Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32073
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlinedeSousaNascimento.pdf6,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Efeitos de treinamentos no desempenho de gestores : o caso das cooperativas de crédito
Autor(es): Nascimento, Aline de Sousa
Orientador(es): Abbad, Gardênia da Silva
Assunto: Treinamento no trabalho
Terceiro setor
Cooperativas de crédito
Gestores - desempenho
Data de publicação: 7-Jun-2018
Referência: NASCIMENTO, Aline de Sousa. Efeitos de treinamentos no desempenho de gestores: o caso das cooperativas de crédito. 2018. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os estudos na área de avaliação de treinamento têm se intensificado nas últimas décadas visando aferir os efeitos dessas intervenções sobre os indivíduos, organizações e sociedade. Contudo, a revisão de literatura mostrou que há relativamente poucas pesquisas sobre a eficácia e efetividade das ações de TD&E em organizações do Terceiro Setor. A fim de suprir essa lacuna, esta dissertação tem o objetivo geral de avaliar o impacto de um treinamento no trabalho de conselheiros de cooperativas de crédito. A pesquisa foi realizada em entidade corporativa voltada para treinamento profissional em que foi avaliado um curso presencial de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Coopcred) com 96 horas/aula. Trata-se de um estudo empírico, descritivo exploratório, com delineamento misto e sequencial. Na coleta de dados, foram utilizadas fontes documentais secundárias de informação e uma amostra de respondentes do questionário, escolhida por acessibilidade e composta por egressos do treinamento. Esse estudo está dividido em cinco partes: (1) descrever o programa de treinamento e a relação entre os seus componentes; (2) avaliar a qualidade instrucional do programa de treinamento Coopcred; (3) avaliar o grau de alinhamento do programa de treinamento Coopcred às normas de Governança Corporativa do Banco Central; (4) avaliar a percepção dos egressos sobre suporte psicossocial à transferência de treinamento e o impacto do treinamento no trabalho; e (5) avaliar a relação entre o perfil sociodemográfico dos participantes, suporte psicossocial à transferência e o nível de impacto do treinamento no trabalho do egresso. Os resultados da pesquisa corroboram outros achados no que se refere à adequação do uso integrado da ferramenta de Modelos Lógicos e Modelo Integrado de Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho IMPACT e indicam que esses modelos são aplicáveis no contexto de treinamentos do terceiro setor, as cooperativas de crédito. Os resultados desta pesquisa confirmaram que Suporte Psicossocial à transferência de treinamento está positivamente correlacionado com Impacto do Treinamento no Trabalho. Por fim, são apresentadas as limitações, as contribuições teóricas, metodológicas e práticas deste estudo e uma agenda de pesquisa.
Abstract: Research regarding training evaluation has increased over the past decades, aiming to verify training effects on individuals, organizations and society. However, the literature review on the topic evidence that Third Sector organizations have been poorly researched. Addressing this gap, this dissertation aimed to evaluate the transfer and impacts of training enrolled by credit union counselors. One corporate training named Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito Coopcred of a corporate entity was evaluated. The course is 96 hours long. This is an exploratory and empirical study, with a mixed design. A convenience sample of course participants was surveyed, and documentary analysis was conducted to collect data. This study is divided in five parts, as follows: (1) a description of the training program and its components; (2) an evaluation of the training program instructional design; (3) an evaluation to analyze if the training program meets the Corporate Governance standards proposed by the National Central Bank; (4) an evaluation with participants to evaluate their perceptions of support to transfer and transfer of training; (5) an evaluation of the relationship between the sociodemographic profile of the participants, psychosocial support to the transfer and transfer of training. Research results demonstrate that logical models and training evaluation models are appropriate to evaluate training in credit union organizations. Yet, results confirm that support to transfer is positively related to transfer of training. Limitations, research agenda and theoretical, methodological and practical contributions of this study are presented.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.