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Title: Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
Other Titles: Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program
Evaluación de un programa psicoeducativo de transición para la parentalidad
Authors: Murta, Sheila Giardini
Rodrigues, Andréia Crispim
Rosa, Isabela de Oliveira
Paulo, Silvia Guimarães de
Assunto:: Prevenção
Atendimento domiciliar
Avaliação de programas
Apego
Violência familiar
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Citation: MURTA, Sheila Giardini et al. Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012. ________________________________________________________________________________________
MURTA, Sheila Giardini et al. Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012.
Abstract: Este estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.
Abstract: This paper describes a needs assessment and a process evaluation of a longitudinal support program to first-time parents. A couple participated in a longitudinal intervention, with nine home visits, focused on the development of parental skills and couple empowerment. The baby-parents interaction and the couple's reactions to the intervention were video recorded and afterwards registered into the Process Evaluation Protocol. Data analysis showed that the couple felt satisfied with the program and used the information and strategies received, with a positive impact on the dimensions of conjugality, better communication and interpersonal problem solving and parenthood, development of knowledge on the infant's development, change in beliefs related to violent parental educational practices and responsiveness in the relationship between the baby and the parents, besides lower parental stress. Replications of this study in bigger samples with follow-up evaluations are recommended.
Resumen: La finalidad de este artículo fue evaluar un programa longitudinal de apoyo a la transición hacia la parentalidad mediante la evaluación de necesidades y proceso. Una pareja participó en una intervención longitudinal que constituye una serie de nueve visitas domiciliares, focalizadas en el desarrollo de habilidades parentales y empoderamiento de la pareja. Las interacciones padres-bebé y las reacciones de la pareja a la intervención fueron grabadas en video y posteriormente registradas en el protocolo de evaluación de proceso. El análisis de los datos demostró satisfacción de la pareja con el programa y la utilización de las informaciones y estrategias recibidas, con impacto positivo en las dimensiones de la conyugalidad, con mejor comunicación y solución de problemas interpersonales; y de la parentalidad, con la construcción de conocimientos sobre el desarrollo del bebé, cambios en creencias sobre las prácticas educativas parentales violentas, sensibilidad en la relación con el bebé y menor estrese parental. Se recomienda que el estudio sea reaplicado en muestras con más participantes y con evaluaciones de seguimiento.
Licença:: Paidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012. Acesso em: 27 out. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012
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