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Título: O conceito de coprodução na educação : o papel do aluno na oferta de disciplinas
Autor(es): Dias, Olívia Fernanda Rocha de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Serviços públicos
Serviços educacionais
Coprodução
Universidade de Brasília
Data de publicação: 29-Mai-2018
Referência: DIAS, Olívia Fernanda Rocha de Oliveira. O conceito de coprodução na educação: o papel do aluno na oferta de disciplinas. 2018. xii, 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: De acordo com o conceito de coprodução, o papel dos usuários nos serviços públicos vai além do papel passivo, em que a participação se limita ao recebimento do serviço, evoluindo para outro em que o usuário participa dos processos de produção e entrega do serviço. Com base nesse conceito, o presente estudo investiga a prestação de serviços educacionais em universidades públicas no Brasil, focando em um tipo específico de serviço educacional, de central importância para os cursos de graduação: a elaboração da oferta de disciplinas. O objetivo do estudo foi descrever o papel dos discentes na elaboração da oferta de disciplinas em cursos de graduação da Universidade de Brasília. Para alcançar esse objetivo foram combinadas pesquisas empíricas qualitativas e quantitativas. Os dados foram coletados em documentos oficiais da Universidade, por meio de entrevistas com coordenadores e ex-coordenadores dos cursos investigados, por meio da aplicação de um questionário junto aos alunos da graduação e, por fim, por meio de grupo focal com alunos representantes dos Centros Acadêmicos (CA’s). Os resultados mostram que os documentos oficiais da Universidade incentivam a participação dos discentes em todos os serviços prestados e em todos os processos institucionais, sendo que essa participação deve ocorrer preponderantemente via representação. Não obstante, a preocupação principal dos coordenadores consiste em atender às diretrizes institucionais que tratam dos fluxos de cada curso. Os coordenadores se mostram disponíveis para atender os alunos individualmente, mas entendem que os centros acadêmicos são os canais adequados para se solicitar determinadas demandas. Estes sujeitos defendem a participação dos alunos no processo de elaboração da oferta de disciplinas, mas acreditam que, no atual modelo, existem muitas barreiras, como o cronograma, a falta de pessoal para o atendimento, a resistência do corpo docente e o próprio interesse do aluno. Por outro lado, os alunos entendem que o processo deveria ser mais transparente, com informação antecipada das etapas, o que facilitaria a participação. Os alunos apontaram como facilitadores da participação: o interesse do aluno, a realização de pesquisas e a atuação do CA. Implicações teóricas e práticas dos resultados são oferecidas no final do trabalho. Com base nos resultados, é proposto um redesenho voltado para reforçar a participação dos alunos na prestação do serviço investigado nesta pesquisa.
Abstract: According to the coproduction concept, the role of users in public services goes beyond the passive role, in which participation is limited to receiving the service, evolving to another in which the user participates in the processes of production and delivery of the service. Based on this concept, the present study investigates the provision of an educational service of central importance for undergraduate courses: the elaboration of the class offer. The purpose of this study is to describe the role of students in the elaboration of the class offer in undergraduate courses at the University of Brasília. Qualitative and quantitative empirical research was carried out to achieve this objective. The data were collected in official documents of the University, in interviews with coordinators and ex-coordinators of the courses, application of questionnaire with the students, and, focal group with students representing the Academic Centers (CA’s). The results show that the official discourse of the university encourages the participation of the students in all services provided by the University. Nevertheless, the main concern of the coordinators is to meet the institutional guidelines that deal with the process flows of each course. The coordinators advocate the participation of students in the process of elaborating the class offer, but believe that in the current model, there are many barriers, such as the schedule, lack of staff, resistance of the professor and the student's self interest. On the other hand, students understand that the process should be more transparent and with advance information of the stages. The students pointed out how to facilitate participation, the student's interest and the CA’s performance. Based on the results, a new model is proposed aimed at reinforcing the involvement and participation of the students in the provision of the service investigated in this research.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
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Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado Profissional em Administração (Dissertações)

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