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Título: As previsões de tendências em cores na moda contemporânea
Autor(es): Garcia, Clarice Carvalho
Orientador(es): Queiroz, Shirley Gomes
Coorientador(es): Maass, Marisa Cobbe
Assunto: Design
Moda
Cores
Consumo
Comportamento do consumidor
Data de publicação: 23-Mai-2018
Referência: GARCIA, Clarice Carvalho. As previsões de tendências em cores na moda contemporânea. 2017.152 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Na contemporaneidade, a pesquisa de tendências emerge como ferramenta crucial para a indústria da moda, ao permitir o entendimento em profundidade das motivações e atributos simbólicos que norteiam as decisões de consumo dos indivíduos. Este trabalho tem por objetivo discutir o papel das previsões de tendências de cores no panorama atual, antagonizando vantagens e desvantagens ocasionadas pelo delineamento de tendências frente aos processos produtivos e perante às mudanças constantes que caracterizam a moda como expressão da cultura material de uma sociedade. A partir de revisão bibliográfica e de pesquisa qualitativa por estudo de caso, a presente dissertação verifica o papel das tendências de cor no sistema moda, sua acuidade e sua veracidade frente às cores adotadas em 24 desfiles de moda feminina, particularmente, do segmento prêt-à-porter. Para realizar este trabalho, foram discutidos aspectos relacionados a métodos e processos das pesquisas de tendências, parâmetros de cor e seus desdobramentos em desfiles de moda. Esta dissertação está estruturada em dois grandes eixos: i) revisão bibliográfica sobre pesquisas de tendências socioculturais e estéticas; ii) estudo de caso executado por meio de análise do relatório primavera/verão 2017 da empresa britânica Worth Global Style Network (WGSN). O estudo de caso compara transformações socioculturais com as cores previstas e verifica a assertividade das previsões em desfiles de moda de marcas clássicas, de vanguarda e de marcas nacionais. Essa reflexão aponta para o entendimento de que previsões de cores apresentam fragilidades ao mesmo tempo em que contribuem para estimular o desejo pelo novo. Os vetores de influência das transformações em moda são difusos e complexos, de maneira que as previsões atuam como filtro das possibilidades estéticas presentes na atualidade e viabilizam a mudança cíclica da moda, sustentando o desejo de consumo e a lucratividade do setor.
Abstract: In the contemporary context, trend research emerges as a key tool for the fashion industry by allowing in-depth understanding of the motivations and symbolic attributes that guide consumer decisions. This paper aims to discuss the role of predictions of color trends in the current landscape, antagonizing the advantages and disadvantages caused by the design of trends in relation to the productive processes and ongoing changes that characterize fashion as an expression of the material culture of a society. Based on a literature review and a qualitative case study, the present dissertation analyzes the role of color trends in the fashion system, its accuracy and veracity regarding the colors adopted in 24 women's fashion shows, particularly the prêt-à-porter. This work was based on a discussion of trend research methods and processes, color parameters and their ramifications in fashion shows. This dissertation is structured in two main pillars: i) literature review on sociocultural and aesthetic trends; ii) a case study that analyzes the Spring / Summer 2017 report of the British company Worth Global Style Network (WGSN). The case study compares sociocultural transformations with predicted colors and verifies the assertiveness of the predictions in fashion shows of classic, avant-garde and national brands. This study helps to understand that color predictions present weaknesses at the same time that they contribute to stimulate the desire for the new. The vectors of influence of the transformations in fashion are diffuse and complex, so that the predictions act as a filter of the present aesthetic possibilities and allow the cyclical change of fashion, sustaining the consumption desire and the profitability of this sector.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2017.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 1. Coolhunting e tendências e 3. Pesquisas de tendências de cor.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:DIN - Mestrado em Design (Dissertações)

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