Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31796
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TomásTeixeiradeSouza.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Laboratório online de música e tecnologia : planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online
Autor(es): Souza, Tomás Teixeira de
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Educação a distância
Massive Open Online Course (MOOC)
Música - inovações tecnológicas
Ambientes virtuais de aprendizagem
Licenciatura em Música
Data de publicação: 8-Mai-2018
Referência: SOUZA, Tomás Teixeira de. Laboratório online de música e tecnologia: planejando e implementando um MOOC para o ensino de Música online. 2017. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: MOOCs (Massive Open Online Course) são cursos online, abertos e massivos. O objetivo da presente pesquisa é planejar e implementar o MOOC Laboratório Online de Música e Tecnologia (LOMT), um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) criado para os alunos do curso de Licenciatura em Música da UnB, na modalidade à distância. O referencial teórico é o modelo C(L)A(S)P, uma proposta de educação musical do educador Keith Swanwick. Foram associados módulos do MOOC LOMT a cada uma das atividades do modelo C(L)A(S)P (composição, literatura, apreciação musical, desenvolvimento da técnica e performance/execução) para avaliar como essas atividades poderiam ser aplicadas online de forma integrada. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação que, a partir de uma abordagem qualitativa, teve como técnicas de coleta de dados a observação participante, um questionário e a extração de dados textuais do sistema de postagem do MOOC LOMT. Como resultado, com o uso de recursos como os softwares online, o Gráfico de Percepção Espacial e o MOOC LOMT, associados às atividades de composição, leitura, apreciação, técnica e performance, foi possível planejar e implementar o MOOC LOMT com base na proposta pedagógica integrada do modelo C(L)A(S)P. Com o resultado da pesquisa, espera-se, que sejam trabalhadas novas formas de aplicar o modelo C(L)A(S)P no ensino musical online; novas tecnologias musicais sejam exploradas para desenvolver as competências e habilidades musicais online, programas de capacitação de professores possam ser atualizados prevendo o uso de ferramentas online e tecnologias digitais para o ensino da música.
Abstract: MOOCs (Massive open online course) are online, open and massive courses. The objective of this research is to plan and implement the MOOC Online Laboratory of Music and Technology (LOMT), a virtual learning environment (AVA) created for students of the undergraduate course in music of the University of Brasília, in the distance mode. The theoretical reference is the C(L)A(S)P model, a proposal of musical education of the educator Keith Swanwick. Modules of the MOOC LOMT were associated with each of the activities of the C(L)A(S)P model (composition, literature, musical appreciation, development of the technique and performance/execution) to evaluate how these activities could be applied online in an integrated way. The study was developed through a research-action that, from a qualitative approach, had as techniques of data collection the participant observation, a questionnaire and the extraction of textual data from the postage system of MOOC LOMT. As a result, with the use of resources such as online software, the spatial perception chart and the MOOC LOMT, associated with the activities of composition, reading, appreciation, technique and performance, it was possible to plan and implement the MOOC LOMT based on the C(L)A(S)P model integrated proposal. With the result of the research, it is hoped that new ways of applying the C(L)A(S)P in the online music education are expected to be worked, new musical technologies are explored to develop online music skills, teacher training programs can be upgraded by predicting the use of online tools and digital technologies for teaching music.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.