Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31732
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_FábiodeOliveira.pdfDissertação5,4 MBAdobe PDFView/Open
2017_FábiodeOliveira_PRODUTO.pdfProduto2,45 MBAdobe PDFView/Open
Title: A produção e utilização de vídeos redublados como ferramenta mediadora no Ensino de Física
Other Titles: The production and use of reduced videos as a mediating tool in Physical Education
Authors: Oliveira, Fábio de
Orientador(es):: Nunes, Eliana dos Reis
Assunto:: Ensino de Física
Vídeos educativos
Eletrostática
YouTube
Issue Date: 25-Apr-2018
Citation: OLIVEIRA, Fábio de. A produção e utilização de vídeos redublados como ferramenta mediadora no Ensino de Física. 2017. xi, 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido pelo autor junto aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no qual se discutiu a produção e utilização de vídeos redublados com teor científico e seu compartilhamento por meio da web no site YouTube. O trabalho visa compreender a articulação entre o conhecimento tecnológico na remixagem de vídeos e os seus respectivos elementos didáticos, a fim de demonstrar se a produção e a utilização de vídeos redublados contribuem no processo do aprendizado dos fenômenos físicos básicos da eletrostática. A ação fundamenta-se na metodologia de projetos onde os estudantes saem da passividade do modelo tradicional de ensino e por meio de estratégias de pesquisa, desenvolvem atitudes de cooperação mútua e percebem o sentido e o significado do conhecimento para a sua vida. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, descritiva, que revelou, por meio dos relatos dos estudantes e dados mensurados de sondagens, indícios do potencial didático do processo de remixagem de vídeos para a aprendizagem. Verifica-se após a aplicação da metodologia, uma mudança de postura tanto do professor quanto dos estudantes que passaram a utilizar as ferramentas tecnológicas com maior desenvoltura, criatividade e autonomia.
Abstract: The present work was developed by the author with the students of the third year of High School, in which the production and use of videos with scientific content and their sharing through the web on the YouTube site were discussed. This work aims to understand the articulation between the technological knowledge in the remixing of videos and their respective didactic elements, to demonstrate if the production and the use of videos redublados contribute in the learning process of the basic physical phenomena of electrostatics. The action is based on the methodology of projects where the students leave the passivity of the traditional model of education and through research strategies, develop attitudes of cooperation and perceive the meaning and meaning of knowledge for their life. The methodology used was a qualitative, descriptive research that revealed, through student reports and measured data from surveys, evidence of the didactic potential of the process of remixing videos for learning. It is verified after the application of the methodology, a change of posture both teacher and of the students who started to use the technological tools with greater ease, creativity and autonomy.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31732/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.