Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31705
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaLombardiTorres.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Comunidade que sustenta a agricultura : a reaplicação da tecnologia social a partir dos casos pioneiros em Brasília
Autor(es): Torres, Camila Lombardi
Orientador(es): Viana, Dianne Magalhães
Coorientador(es): Camara  , Rogério José
Assunto: Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)
Agricultura
Tecnologia social
Data de publicação: 20-Abr-2018
Referência: TORRES, Camila Lombardi. Comunidade que sustenta a agricultura: a reaplicação da tecnologia social a partir dos casos pioneiros em Brasília. 2017.106 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nesta dissertação, discute-se a reaplicação da tecnologia social Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) em Brasília ao se investigar características de seus três casos pioneiros — CSA Barbetta, CSA Aldeia do Altiplano e CSA Toca da Coruja. Adotam-se como métodos de pesquisa: a observação participante; a revisão teórica dos conceitos de estrutura, função, processo e forma de Milton Santos e de linguagem de padrões de Christopher Alexander; a realização de atividade em campo para coleta de dados; e a apropriação da ferramenta blueprint de serviços para a concepção de representações gráficas do modo de organização de cada comunidade. Por fim, compara-se a prática dos princípios de CSA nos três casos abordados e inferem-se padrões de gestão categorizados por formação, produção, distribuição, avaliação, integração, circulação de capital e canais de comunicação.
Abstract: We discuss the reapplication of the social technology Community Supported Agriculture (CSA) in Brasilia when investigating characteristics of its three pioneer cases - CSA Barbetta, CSA Aldeia do Altiplano and CSA Toca da Coruja. The followed research methods are adopted: participant observation; theoretical review of the Milton Santos' concepts of structure, function, process and form, and Christopher Alexander's pattern language; field research for data collection; and service blueprint tool for the conception of graphical representations of each community's organization method. Finally, we compare the practice of the CSA principles in the three cases mentioned and we infer management patterns categorized by conception, production, distribution, evaluation, integration, capital circulation and communication channels.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:DIN - Mestrado em Design (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.