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Título: Metáforas no país do espectro autista : um caso de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Autor(es): Leitão, Alex Bezerra
Orientador(es): Unternbäumen, Enrique Huelva
Assunto: Metáfora
Competência comunicativa
Transtorno autístico
Ensino - aprendizagem
Língua espanhola - estudo e ensino
Autismo
Data de publicação: 20-Abr-2018
Referência: LEITÃO, Alex Bezerra. Metáforas no país do espectro autista: um caso de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2017. xviii, 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo relatado neste trabalho de dissertação tem por objetivo revelar o resultado de investigação sobre metáforas linguísticas e conceituais produzidas por um estudante do espanhol como língua estrangeira que apresenta laudo médico de Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Teoria da Metáfora Conceitual, elaborada primordialmente por Lakoff e Johnson (1980) e expandida, subsequentemente, por Kövecses (2005, 2010), em relação à variabilidade cultural, e por Cameron (2003), Carvalho (2006), Ortiz Alvarez (2011), Unternbäumen (2011), Sousa (2014), entre outros autores. Além disso, a investigação apresenta e analisa a competência comunicativa (CHOMSKY, 1970; HYMES, 1972; CANALE e SWAIN, 1980; UNTERNBÄUMEN, 2015) do participante de pesquisa, a fim de expor características relacionadas à constituição de sua linguagem, a partir do modelo dinâmico e heterárquico proposto por Almeida Filho (1993, 2013). Por fim, o estudo realizado apresenta questões concernentes ao Transtorno do Espectro Autista (TAFURI, 2003; BELISÁRIO FILHO e CUNHA; GARCIA e MOSQUERA, 2011) e busca compreender a relação entre a Teoria da Mente (BARON-COHEN, 1989; CAIXETA e NITRINI, 2002; TONELLI, 2009) e os sintomas do espectro. Para tanto, o estudo de caso de caráter interpretativista (NUNAN, 2010; CHADDERTON e TORRANCE, 2015) é adotado no contexto de pesquisa (MOURA FILHO, 2005) do Centro Interescolar de Línguas de Brasília, com o objetivo de coletar dados para a construção da História de Vida Tópica (STAKE, 2011) do participante de pesquisa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados são a análise documental (FLICK, 2009) da expressão oral e da produção escrita do estudante, entrevistas semiestruturadas (ARNOLDI, 2006) e notas de campo (FETTERMAN, 1998) das minhas observações. Para análise de dados, são adotados os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) com a intenção de fazer a triangulação dos dados (GOMES et al., 2010). Os resultados da pesquisa apontam que o participante de pesquisa compreende e produz metáforas estruturais e orientacionais, de base conceitual mais concreta e primária, porém apresenta dificuldades no entendimento e na produção de metáforas ontológicas e complexas, cuja constituição é mais abstrata e corporeamente mais heterogênea. Nessa conjetura, fica evidente que a constituição da linguagem metafórica do aprendiz reflete, diretamente, na formação da sua Competência Comunicativa. Em relação à (sub)competência linguística, por exemplo, o aluno demonstra facilidade na compreensão e no uso de regras e de estruturas gramaticais da língua espanhola; no entanto, a sub(competência) interacional discursivotextual do estudante é marcada por dificuldades de previsibilidade do comportamento e da intencionalidade do seu interlocutor, conforme preceitua a Teoria da Mente. Diante disso, o trabalho apresentado busca fazer mapeamento das estratégias de ensino e de aprendizagem que podem favorecer no aumento da capacidade empática de alunos com sintomas do Espectro Autista, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social e para a diminuição de barreiras atitudinais, a fim de construirmos uma sociedade mais justa, solidária e sem preconceitos.
Abstract: The study reported in this thesis work aims to reveal the result of a research on linguistic and conceptual metaphors produced by a student of Spanish as a foreign language learner which features medical report of Autistic Spectrum Disorder. The survey was developed in the context of Conceptual Metaphor theory, drafted primarily by Lakoff and Johnson (1980), and subsequently expanded by Kövecses (2005, 2010), who regarded the cultural variability, and Cameron (2003), Carvalho (2006), Ortiz Alvarez (2011), Unternbäumen (2011), Sousa (2014), among other authors. In addition, the research presents and analyzes the Communicative Competence (CHOMSKY, 1970; HYMES, 1972; CANALE and SWAIN, 1980; UNTERNBÄUMEN, 2015) of the research participant, in order to expose features related to the constitution of his language, from the dynamic and nonhierarchical model proposed by Almeida Filho (1993, 2013). Finally, the survey presents issues concerning to the Autism Spectrum Disorder (TAFURI, 2003; BELISARIO FILHO and CUNHA; GARCIA and MOSQUERA, 2011) and tries to understand the relationship between the Theory of Mind (BARON-COHEN, 1989; CAIXETA and NITRINI, 2002; TONELLI, 2009) and the symptoms of the spectrum. In this way, an interpretative case study (NUNAN, 2010; CHADDERTON and TORRANCE, 2015) is adopted in the context (MOURA FILHO, 2005) of this research at the Interscholastic Centre for Languages of Brasilia, aiming to collect data for the construction of the Topical Life Story (STAKE, 2011) of the research participant. The instruments used for data collection are: documentary analysis (FLICK, 2009) of the oral expression and the written production of the student, semistructured interviews (ARNOLDI, 2006) and field notes (FETTERMAN, 1998) of my remarks. For data analysis, the assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2011) are adopted to make the Data Triangulation (GOMES et al., 2010). The survey results indicate that the research participant understands and produces structural and oriented metaphors, whose base conceptual is more concrete and primary. However, he presents difficulties on understanding and on producing ontological and complex metaphors, whose constitution is more abstract and more heterogeneous corporally. In that prospect, the constitution of the metaphorical language of the learner reflects, directly, in the formation of his Communicative Competence. In relation to the linguistic (sub)competence, for example, the student demonstrates facilities on understanding and on using the grammatical structures and rules of the Spanish language; However, his discursive-textual interactional sub(competence) is marked by difficulties of predictability of the behavior and the intention of his interlocutor, as required by the Theory of Mind. So, the work seeks to map teaching strategies that can help to increase the empathic ability of students with Autism Spectrum symptoms, contributing to the process of school and social inclusion and to reduce attitudinal barriers, in order to build a society fairer, solidarity and without prejudice.
Resumen: El estudio retratado en este trabajo de disertación tiene como objetivo revelar el resultado de investigación sobre metáforas lingüísticas y conceptuales producidas por un estudiante de español como lengua extranjera que presenta informe médico de Trastorno del Espectro Autista. Se desarrolló el estudio en el contexto de la Teoría de la Metáfora Conceptual, elaborada primeramente por Lakoff y Johnson (1980) y, posteriormente, ampliada por Kövecses (2005, 2010), en relación a la variabilidad cultural, Cameron (2003), Carvalho (2006), Ortiz Alvarez (2011), Unternbäumen (2011), Sousa (2014), entre otros autores. Además, la investigación presenta y analiza la Competencia Comunicativa (CHOMSKY, 1970; HYMES, 1972; CANALE y SWAIN, 1980; UNTERNBÄUMEN, 2015) del participante de esta investigación, con el objetivo de exponer características relacionadas a la constitución de su lenguaje, a partir del modelo dinámico y heterárquico que propone Almeida Filho (1993, 2013). Finalmente, el estudio presenta temas relacionados al Trastorno del Espectro Autista (TAFURI, 2003; BELISÁRIO FILHO y CUNHA; GARCÍA y MOSQUERA, 2011) y trata de entender la relación entre la Teoría de la Mente (BARONCOHEN, 1989; CAIXETA y NITRINI, 2002; TONELLI, 2009) y los síntomas del espectro. Por lo tanto, se adopta el estudio de caso de carácter interpretativista (NUNAN, 2010; CHADDERTON y TORRANCE, 2015) en el contexto (MOURA FILHO, 2005) de investigación del Centro Interescolar de Lenguas de Brasilia, con el objetivo de recopilar datos para la construcción de la Historia de Vida Tópica (STAKE, 2011) del participante de esta investigación. Los instrumentos utilizados para la colección de datos son el análisis documental (FLICK, 2009) de la expresión oral y producción escrita del estudiante, entrevistas semiestructuradas (ARNOLDI, 2006) y notas de campo (FETTERMAN, 1998) de mis observaciones. Para el análisis de datos, se adoptan propósitos de Análisis de Contenido (BARDIN, 2011) con la intención de realizar la triangulación de datos (GOMES et al., 2010). Los resultados de este trabajo indican que el participante de la investigación entiende y produce metáforas estructurales y orientacionais, de base conceptual más concreta y primaria; sin embargo, presenta dificultades en la comprensión y en la producción de metáforas ontológicas y complejas, cuya constitución es más abstracta y más heterogénea corpóreamente. En ese sentido, queda claro que la constitución del lenguaje metafórico del estudiante refleja, directamente, en la formación de su Competencia Comunicativa. En relación a la (sub)competencia lingüística, por ejemplo, el estudiante demuestra facilidad de comprensión y uso de estructuras gramaticales y de reglas de la lengua española; no obstante, la (sub)competencia interacional discurso-textual del estudiante está marcada por dificultades de previsibilidad del comportamiento y de intenciones de su interlocutor, conforme senãla la Teoría de la Mente. De esa forma, el trabajo busca mapear estrategias que pueden facilitar el aumento de la capacidad empática de estudiantes con síntomas de Espectro Autista, lo que contribuye a los procesos de inclusión escolar y social y para la reducción de las barreras actitudinales, con el fin de construir a una sociedad más justa, solidaridad y sin prejuicio.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)

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