Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31636
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_GabrielaCunhaPossa.pdf82 MBAdobe PDFView/Open
Title: Desenvolvimento de fotobiorreator automatizado e dinâmica de crescimento de microalgas
Authors: Possa, Gabriela Cunha
Orientador(es):: Roncaratti Júnior, Luiz Fernando
Assunto:: Fotobiorreator
Microalga
Dinâmica de crescimento
Issue Date: 11-Apr-2018
Citation: POSSA, Gabriela Cunha. Desenvolvimento de fotobiorreator automatizado e dinâmica de crescimento de microalgas.  2017. xi, 115 f., il. Tese (Doutorado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Este trabalho consiste no desenvolvimento e uso de um fotobiorreator automatizado para o estudo da dinâmica de crescimento de microalgas. Com ele, os parâmetros físicos e químicos que condicionam o desenvolvimento da cultura podem ser controlados de forma precisa e autônoma a partir de um programa de controle. Como exemplo do uso do dispositivo e das metodologias desenvolvidas, foi feito um estudo detalhado da dinâmica de crescimento da microalga Nannochloropsis oceanica em função da temperatura e do padrão de iluminação. Neste estudo foram feitas medidas relacionadas à taxa de crescimento, a mudanças no espectro de absorção da cultura e de sua interação com gases de interesse.
Abstract: This work is based on the development and use of an automated photobioreactor for the study of microalgae growth dynamics. With it, the physical and chemical parameters that condition the development of the culture can be controlled in a precise and auto nomous way based on a control software. As an example of the use of the device and the methodologies that were developed, a detailed study of the growth dynamics of the microalgae Nannochloropsis oceanica was carried out as a function of temperature and lighting pattern. In this study, measurements concerning the growth rate, changes in the absorption spectrum of the culture and its interaction with gases of interest were made.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF- Doutorado em Física (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31636/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.