Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31613
Título: Organização do conhecimento enquanto área de pesquisa na Ciência da Informação brasileira
Outros títulos: Knowledge organization as research area of brazilian’s Information Science
Autor(es): Silva, Alessandra Rodrigues da
Baptista, Dulce Maria
Assunto: Ciência da informação
Organização do conhecimento
Data de publicação: 2015
Referência: SILVA, Alessandra Rodrigues da; BAPTISTA, Dulce Maria. Organização do conhecimento enquanto área de pesquisa na Ciência da Informação brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2015. Disponível em <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3137/1029>. Acesso em: 22 nov. 2015.
Resumo: Este texto objetiva descrever e analisar como a organização do conhecimento, enquanto área de pesquisa e ensino, está apresentada nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros em Ciência da Informação. Para tanto, utilizou-se de pesquisa documental de cunho descritivo e analítico, por meio da identificação das áreas de concentração dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação nacionais autorizados pela Coordenação de Pessoal de Ensino Superior. A compreensão da organização do conhecimento enquanto área de ensino e pesquisa em nível de pós-graduação no Brasil estabelece-se por meio de processos que especificam o que o termo organização pode significar, bem como a finalidade pela qual se estuda e se operacionaliza a organização do conhecimento.
Abstract: This paper aims to describe and analyse how knowledge organization, as a research and teaching area, is presented in Brazilians Information Science post graduate programs (stricto senso). For this, we used a qualitative methodology of descriptive and analytical nature, through the identification of areas of concentration of Information Science pos-graduate programs authorized by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The comprehension of the knowledge organization as a research and teaching area in post graduate level in Brazil is established through processes that describe what the term might mean the organization as well as the purpose for which is studied and operates the knowledge organization.
Informações adicionais: Evento realizado pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFPB).
Licença: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Declaração de direito autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3137 /1029. Acesso em: 22 nov. 2015.
Aparece nas coleções:FCI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_Organizaçãodoconhecimentoenquantoáreadepesquisa.pdf608,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.