Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31590
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_ManuelCíceroPeregrino.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open
Title: Manuel Cícero Peregrino da Silva na Biblioteca Nacional : engajamento aos ideais de Otlet e La Fontaine e à documentação.
Other Titles: Manuel Cícero Peregrino da Silva in the National Librarym : engagement to the ideals of Otlet and La Fontaine and documentation.
Authors: Juvêncio, Carlos Henrique
Rodrigues, Georgete Medleg
Assunto:: Biblioteca Nacional (Brasil)
Documentação
Instituto Internacional de Bibliografia
Otlet, Paul, 1868-1944
Issue Date: 2017
Citation: JUVÊNCIO, Carlos Henrique; RODRIGUES, Georgete Medleg. Manuel Cícero Peregrino da Silva na Biblioteca Nacional: engajamento aos ideais de Otlet e La Fontaine e à documentação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais... Marília: UNESP; ANCIB, 2017. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/150/1080>. Acesso em: 08 nov. 2017.
Abstract: Os belgas Paul Otlet e Henri La Fontaine, em finais do século XIX, criam o Instituto Internacional de Bibliografia que, para além de criar uma grande fonte de informação universal, foi pioneiro na adoção de novos modos de tratamento dos acervos documentais inaugurando a concepção de Documentação. Manoel Cícero Peregrino da Silva, diretor da Biblioteca Nacional brasileira entre 1900 e 1924, adotou várias mudanças na instituição, como a inauguração de um novo prédio, reorganização de seu acervo, criação de novos serviços e, em certa medida, segue a trilha aberta por Otlet e La Fontaine. Essa comunicação faz um inventário das ações de Peregrino da Silva buscando entender em que medida essas ações contribuíram para a Documentação no Brasil e seu engajamento nos ideais de Paul Otlet e La Fontaine. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, históricodocumental, baseada na documentação de diferentes arquivos brasileiros e no arquivo do Mundaneum, na Bélgica. Para compreender os ideais de Paul Otlet e Henri La Fontaine e o contexto em que eles se desenvolveram, utiliza-se os escritos do próprio Otlet e de estudiosos do tema como Mattelart, Rayward e Blanquet, além de teóricos brasileiros. Conclui que o papel de Peregrino da Silva à frente da Biblioteca Nacional fez da instituição um polo para onde confluíam as discussões intelectuais no período; que várias das ideias de Paul Otlet e Henri La Fontaine foram postas em prática na Biblioteca Nacional e que esta foi a primeira instituição a adotar as práticas documentalistas no tratamento de seu acervo e no desenvolvimento de seus produtos e serviços.
Licença:: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Declaração de direito autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/150/1080
metadata.dc.relation.isbasedon: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22530
Appears in Collections:FCI - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31590/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.