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Título: Avaliação da governança organizacional no setor público : estudo de caso do Inep
Outros títulos: Assessment of organization governance in the public sector : case study of Inep
Autor(es): Oliveira, Nildete dos Passos
Orientador(es): Resende Junior, Pedro Carlos
Assunto: Governança organizacional
Setor público
Avaliação institucional
Políticas públicas educacionais
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Data de publicação: 28-Mar-2018
Referência: OLIVEIRA, Nildete dos Passos. Avaliação da governança organizacional no setor público: estudo de caso do Inep. 2017. x, 142 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor um instrumento de avaliação da governança organizacional para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade autárquica responsável pela elaboração e disseminação de estudos, pesquisas, dados estatísticos sobre a educação brasileira, básica e superior, e de informações que visam subsidiar a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas educacionais no País. A abordagem organizacional da governança está relacionada a incentivos, decisões administrativas e funcionamento da organização. Trata-se de pesquisa qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas com especialistas e gestores do Inep e questionário. Para análise dos dados, foram empregadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo categorial, saturação teórica e coeficiente de validação de conteúdo. Mediante análise documental e de análise de conteúdo dos referenciais de governança e da revisão de literatura foram definidas três categorias descritivas do constructo: Gestão Estratégica, Pessoas e Accountability, agrupando variáveis de governança. Após análise das entrevistas, observou-se a predominância da categoria Gestão Estratégica, seguida por Pessoas e, por último, Accountability. Em seguida, o instrumento de avaliação, construído com 16 variáveis e contendo 58 itens, foi avaliado por sete juízes. Como resultado e após análise quantitativa e ajustes qualitativos sugeridos pelos juízes, foi apresentado o Questionário de Avaliação da Governança Organizacional do Inep.
Abstract: This study aims to propose an instrument of assessment of organizational governance for the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep), an autarchic entity responsible for the elaboration and dissemination of studies, research, statistical data on basic and higher Brazilian education, and information that aims to support the formulation, implementation and monitoring of public educational policies in the country. The organizational approach to governance is related to incentives, administrative decisions and the functioning of the organization. It is qualitative and quantitative research, exploratory and descriptive. Data collection took place through documental analysis, semistructured interviews with specialists and managers of the Inep and questionnaire. For data analysis, the techniques of document analysis and categorical content analysis, theoretical saturation and calculation of content validation were used. Through documentary and content analysis of the governance frameworks and the literature review, three descriptive categories of the construct were defined: Strategic Management, People and Accountability, grouping governance variables. After analyzing the interviews, it was observed the predominance of the category Strategic Management, followed by People and, finally, Accountability. Then, the evaluation instrument, constructed with 16 variables and containing 58 items, was assessment by seven judges. As a result and after quantitative analysis and qualitative adjustments suggested by the judges, the Organizational Governance Assessment Questionnaire of Inep was presented.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado Profissional em Administração (Dissertações)

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