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2017_CamiloHernanMancholaCastillo.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorGarrafa, Volnei-
dc.contributor.authorManchola Castillo, Camilo Hernán-
dc.date.accessioned2018-03-12T14:34:10Z-
dc.date.available2018-03-12T14:34:10Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.date.submitted2017-11-06-
dc.identifier.citationMANCHOLA CASTILLO, Camilo Hernan. Bioética, imaginación y acción: hacia una Bioética narrativa, práctica y comprometida. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31405-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA bioética é, por definição, uma ética prática. Nessa tese serão analisadas e criticadas três escolas de raciocínio moral, com ênfasse em suu nível metodológico: principialismo, casuística e narrativa, a partir, especialmente, das recentes críticas que têm sido feitas à bioética, relacionadas a seu excessivo compromisso com a teoria (opinião especialmente originária dos países centrais) e a um extremo reducionismo que deixa de lado questões sociais, sanitárias e ambientais (reclamação nascida predominantemente no âmbito dos países periféricos). Partindo dessa constatação, este trabalho tem o objetivo de propor uma metodologia complementária. Nesse intuito, é feita uma revisão cuidadosa das três citadas escolas e das críticas mais recorrentes, para então identificar os elementos que deveria incluir uma metodologia complementária: ação, narração e contextualização. Tomando como referente teórico os desenvolvimentos de Orlando Fals-Borda e Martha Nussbaum, este trabalho propõe uma metodologia que integra, por meio da imaginação, os supracitados elementos. Com essa proposta, espera-se estar aportando à construção da bioética como território do conhecimento, em particular, às bioéticas latino-americanas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoEspanholpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBioética, imaginación y acción : hacia una Bioética narrativa, práctica y comprometidapt_BR
dc.title.alternativeBioética, imaginação e ação : rumo a uma Bioética narrativa, prática e comprometidapt_BR
dc.title.alternativeBioethics, imagination and action : towards a narrative, practical and compromised Bioethicspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordBioética - narraçãopt_BR
dc.subject.keywordBioética - metodologiapt_BR
dc.subject.keywordBioéticapt_BR
dc.subject.keywordRaciocínio moralpt_BR
dc.description.abstract1Bioethics is, by definition, a practical ethics that takes form in three dominant methods of moral reasoning: principlism, casuistry and narrative. These methods have not, nonetheless, responded to recent criticisms being imposed on Bioethics and related to its excessive commitment to theory (criticism especially launched in the core countries) and an extreme reductionism that ignores social, health and environmental issues (a originated in peripheral countries). Based on this assumption, this work aims –through a careful review of the three aforementioned methodological approaches and their most frequent criticism- at proposing a complementary methodology that suggests the inclusion of three elements for such a methodology: action, narrative and context. Taking Orlando Fals-Borda’s and Martha Nussbaum’s positions as theoretical references, this work proposes an integrative methodology where these three elements, through imagination, seek to contribute to the construction of Bioethics as a territory of knowledge and, as a complimentary contribution to Latin American Bioethics.pt_BR
dc.description.abstract2La bioética es, por definición, una ética práctica. En esta tesis serán analizadas y criticadas tres escuelas de razonamiento moral, con énfasis en su nivel metodológico: principialismo, casuística y narrativa, a partir, especialmente, de las recientes críticas que se le han impuesto a la bioética, relacionadas con su excesivo compromiso con la teoría (juicio especialmente originario de los países centrales) y con un extremo reduccionismo que deja de lado cuestiones sociales, sanitarias y ambientales (reclamación nacida predominantemente al interior de los países periféricos). Partiendo de esa constatación, este trabajo tiene por objetivo proponer una metodología complementaria. Para hacerlo, hace una revisión cuidadosa de las tres citadas escuelas y de las críticas más recurrentes a ellas, para luego identificar los elementos que debería incluir una metodología complementaria: acción, narración y contextualización. Tomando como referente teórico los desarrollos de Orlando Fals-Borda y Martha Nussbaum, este trabajo propone una metodología que integra, por medio de la imaginación, los citados elementos. Con esta propuesta se espera estar aportando a la construcción de la bioética como territorio del saber, en particular, a las bioéticas latinoamericanas.pt_BR
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